Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

VACINA PARA SHIH TZU FILHOTE

Quando um Shih Tzu filhote chega em casa, nos preocupamos muito com o seu bem-estar. Além de outros cuidados importantes, a vacinação em cachorro filhote é uma atitude muito importante para a saúde do seu animal de estimação. Ela auxilia na prevenção de muitas doenças, além de ajudar na imunidade canina. Leia mais e entenda a importância da vacina para Shih Tzu filhote. 

Quando começar a vacinação em filhote de Shih Tzu 

Quando nasce, o filhote de Shih Tzu deve se alimentar do leite materno, pois ele contém todos os nutrientes necessários que o cachorro precisa para se manter saudável. Depois de um tempo, o leite da mãe não é mais suficiente e o organismo começa a ficar vulnerável aos vírus e às bactérias do ambiente, então esse é o momento correto para iniciar as doses medicamentosas.

A primeira vacina para Shih Tzu filhote deve ser aplicada a partir dos 45 dias de vida. Não existe um protocolo que define exatamente o calendário de vacinação, porém, no Brasil, inicia-se a medicação com a vacina múltipla canina, conhecida como vacina v8 (ou vacina v10). As doses são divididas em 3 ou 4 e são aplicadas a cada 4 semanas. A vacina antirrábica também é utilizada, mas em uma dose única com 12 semanas de vida, em média.

As vacinas múltiplas e de raiva devem ser reforçadas anualmente, pois ajudam no combate de possíveis doenças caninas. Cães que não estão com a carteira de vacinação em dia não podem viajar por meio de companhias aéreas e ônibus.

Reação da vacina em Shih Tzu filhote

As vacinas podem causar algumas reações adversas no cão filhote. As mais comuns são: 

febre, apatia e dor na região aplicada. Esses sintomas não devem ser preocupantes, já que as vacinas são compostas de vírus atenuados com a função de induzir o aumento da imunidade do cachorro, ou seja, normalmente não oferecem perigo algum ao animal. Entre dois ou três dias, o filhote já deve estar se comportando normalmente. Porém, se o tutor perceber alguma alteração comportamental ou física, deve levar o cachorro ao veterinário para que ele possa examinar e constatar alguma possível alteração no organismo canino.

Doenças evitadas com a vacinação em cães

A vacinação em cães é um método muito eficaz para evitar possíveis problemas com a saúde canina. Muitas doenças podem ser evitadas por meio da medicação correta. Conheça algumas:

  • Parvovirose: a parvovirose é uma doença altamente perigosa e que se manifesta de duas formas:

Distúrbio gastrointestinal grave: diarreias com sangue e cheiro forte, seguido de febre, apatia, desidratação, falta de apetite e perda de peso.  

Miocardite aguda: a doença ataca o coração, causando insuficiência cardíaca e morte súbita, principalmente em cães filhotes. Para proteger o animal desse problema, as vacinas indicadas são V8 e V10.

  • Cinomose: muito infecciosa, ela é prevenida pelas vacinas V8 e V10. Os principais sintomas são: apatia, diarreia, vômito, febre, perda de apetite, secreções nasais e oculares. Na fase já evoluída, pode apresentar paralisias e convulsões, além de alterar a coordenação do animal.
  • Hepatite infecciosa canina: essa doença acomete o fígado canino e causa lesões graves e comumente irreversíveis. A transmissão da doença ocorre pelo adenovírus canino do tipo 1, que é encontrado em secreções, urina e sangue de animais doentes. A hepatite causa morte súbita em cães filhotes ou cães adultos com baixa imunidade. Por ser dificilmente diagnosticada, pode ser confundida com envenenamento canino. Alguns sintomas apresentados são: dor abdominal intensa, sangramento ao vomitar, na urina ou nas fezes, febre, perda de peso e fraqueza. Vacinas recomendadas: V8 e V10.
  • Leptospirose: a leptospirose é uma doença que pode causar a morte canina se não for tratada com rapidez. Conhecida como “doença dos ratos”, ela é muito difícil de ser identificada, pois possui sintomas muito parecidos com algumas outras doenças. São eles: febre, apatia, prostração, perda de peso e de apetite, vômito e icterícia. A transmissão ocorre pelo contato direto com a urina ou secreções de um animal infectado. Além dos ratos, os gambás e os guaxinins também são possíveis transmissores desse problema. As vacinas para prevenção são: V6, V8 ou V10. 

Melhor ração para Shih Tzu filhote

Além das vacinas, a alimentação para Shih Tzu filhote é extremamente importante para auxiliar na imunidade e na saúde do animal. Para que ele tenha um desenvolvimento saudável, com nutrientes balanceados, ofereça Equilíbrio Raças Específicas. 

A ração Equilíbrio Raças Específicas Shih Tzu Filhote é um alimento completo e balanceado, produzido especialmente para os cães da raça Shih Tzu. Auxilia no crescimento saudável dos filhotes, pois possui vitaminas, minerais quelatados e proteína de alta qualidade para formação muscular. Rica em ômega-3, ajuda no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Além disso, essa ração é composta de partículas com tamanho e formato ideais para Shih Tzu, auxiliando na melhor mastigação canina. Coadjuvante na saúde intestinal, melhora a absorção de nutrientes e reduz o volume das fezes. Ofereça sempre a melhor ração para Shih Tzu filhote, ela é essencial para maior longevidade e bem-estar do seu cachorro.