Quantidade diária de ração indicada:
1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.
2. Mantenha água fresca e limpa disponível todo o tempo.
3. Leve seu pet periodicamente ao veterinário.
4. Caso o seu pet não esteja sendo alimentado com este produto, recomendamos que a substituição seja feita gradualmente ao longo de 5 dias.
A sarna demodécica, também conhecida como sarna negra, é uma doença parasitária que atinge a pele dos cães. Trata-se de um problema provocado pelo ácaro Demodex canis, que se aloja nas glândulas sebáceas e na base dos folículos pilosos.
O Demodex canis é transmitido da mãe para o filhote nos primeiros dias de vida, sendo, desta forma, uma doença hereditária. Quando o corpo apresenta baixa imunidade, há facilidade de contaminação, desenvolvendo-se a sarna negra, que não é contagiosa.
Conheça as raças de cães com maior tendência para esta doença:
A sarna demodécica divide-se em dois tipos: localizada e generalizada.
A sarna demodécica em cães é considerada localizada quando existem menos de 6 lesões numa área corporal. As áreas mais afetadas são a cabeça e os membros anteriores.
Aparece principalmente entre os 3 e os 6 meses de vida do cão, apresentando eritema (vermelhidão), falta de pelo e descamação.
Geralmente, são lesões benignas que se resolvem espontaneamente e podem progredir para sarna demodécica generalizada ou aparecer em outros locais.
Normalmente, cura-se sem tratamento em 2 meses, e, após a cura, o pelo começa a nascer novamente em 30 dias. Uma vez que o sistema imunitário passa a ser capaz de controlar os ácaros, a recorrência é rara.
Este tipo de sarna é mais grave e exige um tratamento cuidadoso. Afeta cabeça, tronco, peito e patas, iniciando-se em áreas específicas e, posteriormente, espalhando-se para o resto do corpo.
As lesões da cabeça e pescoço podem apresentar maior gravidade e, com o avanço da doença, a pele infectada forma crostas e hemorragias. Esse tipo de sarna demodécica pode ser uma extensão da sarna localizada ou se apresentar pela queda do sistema imunológico em cães idosos.
Também existe a sarna demodécica juvenil, que aparece em animais jovens entre os 3 e os 8 meses. Esta pode aparecer numa das duas formas descritas, sendo mais frequente a localizada.
A sarna demodécica juvenil deve-se à baixa imunidade no animal jovem após o desmame, porém a sarna de cachorro desaparece quando o sistema imunitário volta ao normal, curando sem qualquer tratamento.
As principais causas da doença canina são:
A sarna localizada e a generalizada têm sintomas diferentes. Veja quais os mais comuns para que consiga identificar o problema logo no início:
A sarna demodécica localizada caracteriza-se por zonas de alopecia (falha de pelo) avermelhadas, pequenas e delimitadas. A pele torna-se mais escura e espessa, podendo existir crostas. Normalmente, o animal não apresenta coceira.
É importante esclarecer que cerca de 10% dos casos podem evoluir para uma sarna demodécica generalizada e, por isso, é extremamente importante que, mesmo depois do diagnóstico e tratamento, o cão continue sendo examinado pelo veterinário regularmente.
As lesões da sarna demodécica generalizada são as mesmas que as da localizada, mas espalhadas por todo o corpo e o animal apresenta muita coceira.
É comum aparecer em animais de raça pura e com menos de 18 meses.
Cães com esta doença podem apresentar também infecções de pele e otites.
Outro sinais clínicos que também podem ocorrer são:
Não existe uma forma exata de impedir ou evitar a doença, mas é possível que ela não seja transmitida para as próximas gerações. Por ser hereditária, é fundamental que seja feita a castração da cadela. É também importante garantir uma vida saudável, feliz e ativa ao seu pet.
Para assegurar a saúde do seu animal, leve-o no mínimo a cada três meses ao veterinário para exames de rotina e uma avaliação.
Os dois tipos de sarna citados anteriormente têm também diferentes abordagens no tratamento.
Cerca de 80% dos cachorros com sarna localizada ficam curados sem qualquer tipo de tratamento. A alimentação do animal afeta diretamente o sistema imunitário, e, por essa razão, é importante uma avaliação nutricional como parte do tratamento.
Para cuidar da saúde da pele e da pelagem do seu animal de estimação, é fundamental oferecer uma ração de qualidade. Equilíbrio Super Premium é uma linha completa de ração para cães desenvolvida com ingredientes nobres que proporcionam boa digestibilidade e aproveitamento nutricional.
Conheça todas as rações para cães Equilíbrio para escolher a que melhor atenderá às necessidades do seu animal de estimação.
Nome: clair
Mensagem: Ótima explicação!!! Tenho bulldog campeiro com essa doença...no momento está nas patas!!
Nome: isaura
Mensagem: muito bons os esclatecimento
Nome: Maria Ana T Da Silva
Mensagem: Obrigada por a dica, a minha cachorra tem esta sarna, mas levo a o Veterinária, ela diz acho que é isso, outra consulta ela diz acho outra doença, assim ela não toma um medicamento serto e não sara, Agora sei que é a imunidade baixa, vou mudar a limentos. Obrigada .
Nome: nelso de melo
Mensagem: bom dia 19 02 2020 tenho chitisu com 8 anos de 2 anos para ca começo imflamassao nos holeos e muita coseiras ja fiz tratamento com antibioticos melhoro um poco mais volto de novo, no lombo e pescoço paletas cria alerjia embolota o pelo e cria casca e emframa´´; o que faço .
Nome: Mauricio
Mensagem: Eu queria que minha cachorra melhor o pelo lindo de novo