Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

GESTAÇÃO DE CACHORRO: QUAL A ALIMENTAÇÃO INDICADA?

A gestação de cachorro é um momento que exige atenção, pois ocorrem diversas mudanças físicas e no metabolismo do animal. Identificar essas alterações é importante para que você possa tomar os cuidados necessários e garantir o melhor à sua cadela.

É necessário identificar as mudanças que ocorrem durante a gestação para tomar os devidos cuidados e oferecer a melhor alimentação.

Necessidade nutricional durante a gestação de cachorro

A cadela gestante precisa receber uma ração de alta qualidade, que proporcione bom aproveitamento dos nutrientes e seja rica em vitaminas. Por isso, a ração mais indicada é a super premium.

Durante as primeiras cinco a seis semanas, o crescimento do feto é mais lento, não sendo necessárias mudanças bruscas na alimentação do cachorro. Já no período final da gestação, a cadela precisa receber um alimento com maior quantidade de proteínas, por isso, a partir do 40.º dia, pode-se oferecer a ração para filhotes, que possui maior valor energético.

Essa dieta pode seguir até o término da amamentação. Mas, é fundamental ressaltar que o veterinário deve acompanhar o animal durante esse período, para identificar se a alimentação está suprindo as necessidades dessa fase.  

A dieta de cachorras prenhes deve conter níveis elevados de proteínas, sais minerais e carboidratos, que favorecem o desenvolvimento saudável dos filhotes durante a gestação e amamentação.  

Qual a melhor ração durante a gestação de cachorro

Para que a sua cadela tenha uma gestação tranquila e os filhotes nasçam saudáveis, peça a indicação de uma ração super premium ao seu médico veterinário. Equilíbrio Super Premium é desenvolvida com proteínas de alta qualidade e possui alta performance na absorção de nutrientes.

Trata-se de uma ração para cães enriquecida com probióticos e prebióticos, fundamentais para saúde do animal. Esses compostos participam da modulação da microbiota intestinal e proporcionam a melhora da barreira da mucosa no intestino.

A linha Equilíbrio Super Premium possui EPA e DHA, que são fontes de ômegas 3 e 6, fundamentais para qualidade da pele e pelo da cadela gestante. Além de conter extrato de Yucca schidigera, que reduz o odor das fezes.

Mudanças físicas durante a gestação canina

O período de gestação canina varia entre 63 e 67 dias, aproximadamente dois meses. O tamanho fetal aumenta rapidamente nas últimas semanas de gravidez. O que resulta num aumento do peso corporal da cadela de 25 a 30% até o parto.

Outra mudança física que acontece durante a gestação é o aumento das mamas. Ao observá-las, verá que estão mais salientes —prontas para a amamentação.

Mudança comportamental durante a gestação canina

É comum que logo no início da gestação, a cadela apresente falta de apetite, mas esse quadro dura apenas alguns dias. Logo a vontade de comer retorna e maior do que o normal.

A disposição também pode ser afetada. Geralmente, a cadela fica mais tempo deitada e reduz o ritmo de suas atividades.