Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

GATOS IDOSOS: NECESSIDADES E CUIDADOS PARA ESSA ETAPA

É importante estar atento a todas as fases de vida do seu gato, pois elas exigem cuidados especiais em cada uma em particular. Os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer aos 7 anos. Nessa fase, seu gato precisa de alimentação especial, cuidados redobrados e visitas periódicas ao médico veterinário.


A expectativa de vida dos felinos é de 14 a 16 anos, mas alguns podem completar 20 anos ou mais, dependendo dos cuidados especiais durante sua velhice.


O processo de envelhecimento implica em mudanças de comportamento, de temperamento e do organismo. É possível notar também mudanças na visão, na audição e na textura dos pelos.


Confira as dicas e cuide ainda melhor do seu velho amigo:


Alimentação           


Para gatos idosos, ou que estão apresentando os primeiros sinais do envelhecimento, a ração para gatos Equilíbrio Gatos Castrados Mature, recomendada para gatos castrados com mais de 7 anos. Além de ter os nutrientes necessários para a idade, ela é mais macia, facilitando a mastigação.


Nessa idade, é comum aparecerem alguns problemas de saúde.  Como os gatos idosos se movimentam menos, podem ter problemas com a obesidade e/ou diabetes, a Equilíbrio Veterinary Gatos Obesity & Diabetic é recomendada, com fibras que contribuem para regular a saciedade e a glicemia do animal.


Outras doenças que podem afetar os gatos são os problemas renais, urinários e intestinais. Para problemas renais, a indicada é a Equilíbrio Veterinary Gatos Renal, com restrição proteica que evita sobrecarga renal, contribuindo na manutenção das funções renais.


Para problemas urinários, a indicada é a Equilíbrio Veterinary Urinary, com teor adequado de sódio e uso recomendado até a dissolução dos cálculos renais e/ou por até no máximo seis meses para a prevenção de recidivas.


Por fim, a Equilíbrio Veterinary Intestinal é indicada para gatos com gastrite, supercrescimento bacteriano, insuficiência pancreática exócrina e outros.  Nas doenças crônicas o alimento deverá ser fornecido durante toda a vida do animal, sob supervisão veterinária.


Mudança de comportamento e exercícios físicos


Naturalmente, devido à idade avançada, os gatos passam por uma diminuição das capacidades físicas e se tornam menos ativos. Dessa forma, se tornará mais tranquilo e não correrá e escalará tanto como de costume. Precisará então da sua colaboração, pois se movimentar é fundamental nessa etapa. Brinque muito com ele e o ajude a subir nos lugares favoritos que já não consegue mais.


Cuidados com o bem-estar


Nessa fase de vida, os gatos tendem a ter mais frio, por isso é importante que a cama seja bem quentinha e confortável. Almofadas são ótimas dicas.

É importante também ficar atento ao apetite e a quantidade de água que ingere. Se o seu companheiro não estiver comendo, pode significar algum problema nos dentes. Nessa idade eles aumentarão a quantidade de água que ingerem, caso isso aconteça em excesso, pode significar problemas renais. Em ambos os casos, o leve a um médico veterinário.


Dobre o carinho e atenção ao seu gato, ele precisa e fará muito bem para seu emocional e psicológico. Nessa fase de vida, seu amigo precisará muito de você. Cuide bem dele, o leve regularmente ao médico veterinário e o mais importante, continue ao lado dele e não os abandone nunca!