Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

GATA NO CIO, TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI

O cio das gatas é uma fase difícil que precisa ser melhor compreendida, pois também pode ser extremamente irritante e estressante para os proprietários também.

Como o cio se manifesta na gata?

Uma gata atinge a puberdade por volta dos 7 meses, em média. É aqui que ocorre o primeiro cio. A partir dessa idade, uma gata é sexualmente madura.

Essa idade pode variar de acordo com vários critérios:

– Crescimento: uma gata não entrará no cio até que ela alcance um peso suficiente (geralmente 2,3 a 2,5 kg) quando ela pesa cerca de 75% de seu peso adulto.

– A duração do sol diário: na verdade o gato tem o ciclo estral denominado poliestro sazonal, ou seja, estará várias vezes em cio entre outubro e fevereiro e estará em anestro entre março e setembro (quando o fotoperíodo é muito baixo, a produção de melatonina bloqueia os centros de controle reprodutivos). Portanto as gatas podem entrar no cio várias vezes ao ano.

– A data de nascimento em relação a este período do ano: se uma gata nasceu na primavera, ela não atingirá o peso teórico suficiente da puberdade até entre outubro e fevereiro, mas os dias que são muito curtos irão deslocar essa puberdade para na primavera seguinte … Portanto, ela terá mais de 9 a 12 meses durante seu primeiro cio. Enquanto uma gata nascida no início do outono pode entrar no cio logo aos 7 meses de idade, em outubro, quando os dias estão ficando mais longos.

– A raça: nos persas o cio é mais tardio do que nas raças siamesas, birmanesas ou orientais.

É bom saber: o anestro sazonal (o intervalo reprodutivo quando os dias são mais curtos) afeta a maioria dos gatos, mas não todos. Em siamês, por exemplo: 60% dos gatos têm seu cio o ano todo sem interrupção.

Com que frequência ocorre o cio na gata e quanto tempo dura?

O cio dura de 2 a 3 semanas e pode se repetir a cada 15 ou 21 dias dependendo da quantidade de horas luz do dia, época do ano e da genética da gata.

No caso de acasalamento, a ovulação é disparada automaticamente.

E após o parto o cio retorna três a quatro semanas depois.

Como saber se uma gata está no cio?

No cio, a gata apresenta um comportamento modificado: fica agitada, exige muita atenção, esfrega-se muito nos humanos que ama …

Ela mia muito, às vezes um miado rouco, que serve para atrair os machos …

Ela também costuma mostrar uma postura de acasalamento, cauda levantada para o lado e a garupa levantada também.

E também pode fazer a marcação da urina.

Quais são os perigos do cio no gato?

Esperar um parceiro em potencial é extremamente estressante para a gata, tanto física quanto mentalmente. Ela está constantemente esperando. Suas necessidades básicas, como comer ou ir para a caixa de areia, são muitas vezes esquecidas.

Além disso dois gatos podem produzir até 80 milhões de filhotes em dez anos! É improvável que todos esses gatinhos encontrem um lar adequado com donos amorosos e boa comida.

O cio de um gato é geralmente um período que marca os donos, devido as mudanças no comportamento. Se você não deseja reproduzir seu gato, a esterilização é recomendada.

Esterilização dos gatos

Se você não pretende fazer do seu gato um animal reprodutor, é importante esterilizá-lo a tempo. O procedimento de esterilização do gato é simples e pode ser feito por um veterinário. A esterilização não apenas evita nascimentos, mas também é uma maneira segura de parar o cio do gato. Isso vai te poupar muito estresse, tanto para o seu gato quanto para você!

Desejamos o melhor a você e ao seu gato!