Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

ESSA COCEIRA PARECE NORMAL?

Que seu cãozinho se coce, não é realmente preocupante se for ocasional. Mas quando todo contato parece incomodá-lo e ele se coça, morde, lambe, rola no chão, se esfrega em objetos ou plantas, quando você percebe que ele sente desconforto ou mesmo dor, e é importante intervir o mais rápido possível para que o problema não se agrave e não cause distúrbio de comportamento.

Listamos abaixo alguns motivos que fazem aparecer coceiras em seu pet.

Dermatite alérgica

Se o seu cão se coça com frequência, pode ser porque ele tem parasitas, sendo os mais comuns as pulgas. Quando elas mordem a pele do seu cão, sua saliva desencadeia uma reação alérgica que causa coceira.

Podem também ser carrapatos, ervas daninhas, mosquitos ou mesmo sarna. É necessário, portanto, verificar se é um parasita e eliminá-lo com o uso de remédios em pipetas ou mastigáveis, shampoos antiparasitários etc. Seu veterinário poderá ajudar você a identificar o parasita e receitar o remédio adequado ao seu cão, conforme sua idade e peso.

Não esqueça cuidar também do ambiente onde seu cãozinho dorme!

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica, o que significa que o cão tem uma predisposição (geralmente genética) a desenvolver alergias a diferentes fatores, como alimentos, ácaros, pólens, leveduras, poeira, ervas e até grama. Nesse caso, a pele do seu cão não cumpre mais seu papel de barreira contra alérgenos. Cerca de 10% dos cães são afetados por este problema. Os alérgenos que desencadeiam a coceira do seu cão podem ter várias origens:

Alergia alimentar

A alergia pode ser causada por um problema de alimentação, seu cão não tolera determinados alimentos e seu sistema imunológico desencadeia uma reação exacerbada quando ele ingere esse produto. Nesse caso, ele terá manchas ou espinhas que coçam e, às vezes, também distúrbios intestinais. Ele frequentemente terá caspa e um pelo sem brilho. Ele pode ser alérgico a diferentes substâncias, como laticínios, carne, soja ou trigo. Nesse caso, deve-se escolher alimentos hipoalergênicos elaborados com ingredientes que muito raramente causam reações alérgicas, como EQUILIBRIO Veterinary Hypoallergenic®

Alergia ambiental

Nas alergias ambientais, o cão se coça principalmente nas patas, focinho, estômago e nas dobras cutâneas. Ele também costuma ter infecções inflamatórias no ouvido ou conjuntivite e espirros. Essas alergias podem ser causadas por ácaros, poeira, ervas ou mesmo apenas grama. Estes sintomas podem ser sazonais, como por exemplo, com a chegada da primavera.

Dermatose psicogênica

Também é possível que a ansiedade seja a razão de seu cão se coçar: na verdade, o estresse é conhecido por ser uma das principais causas de coceira em cães. Você pode acalmá-lo oferecendo várias atividades divertidas.

Certifique-se de consultar sempre um veterinário que poderá indicar diferentes caminhos a serem explorados para responder à pergunta o que fazer se seu cachorro estiver se coçando e para erradicar a coceira de seu companheiro.