Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

DOR DE BARRIGA E CUIDADOS COM SEUS PETS

Cães e gatos podem apresentar dor de barriga e você deve estar atento aos sinais para ajudar o seu pet e aliviar este desconforto. Seu pet pode estar com uma simples indisposição intestinal, mas alguns sintomas podem representar um problema de saúde mais sério. Monitore sempre a saúde do seu animal, anote o que você observar para relatar ao veterinário durante a consulta.

Sinais e sintomas de dor de barriga em cães

Nem sempre é fácil reconhecer um cão com dor de barriga, pois eles costumam sofrer em silêncio:

Sinais posturais: dificuldade para se levantar com as 4 patas, não consegue encontrar uma posição confortável para descansar, permanece deitado com as patas traseiras estendidas, barriga inchada

Sinais fisiológicos: vômitos, gases, diarreia ou prisão de ventre, dificuldade para urinar, suspiros, respiração rápida, ruídos na barriga, febre.

Sinais comportamentais: falta de apetite, parece cansado e abatido

Sinais e sintomas de dor de barriga em gatos

O instinto do gato faz com que ele esconda seus sinais de dor para não ser avistado por um possível predador. Você precisa aguçar seu senso de observação para reconhecer sintomas preocupantes:

Sinais posturais: dificuldade em encontrar uma posição confortável quando deita, se enrola sobre si mesmo, quando se acomoda em um círculo, ele se dobra sobre as patas traseiras, apertando contra o ventre, sua cara está “fechada”, não abre muito os olhos, abaixa um pouco as orelhas.

Sinais fisiológicos: pode ter pequenos tremores na cabeça ou no corpo, diarreia ou gases, barriga inchada, tenta ir à caixa de areia com frequência, vômitos

Sinais comportamentais: menos ativo, come e bebe menos, pode ronronar na tentativa de relaxar, se tentarmos acariciá-lo, ele pode ter uma reação defensiva

Causas da dor de barriga em pets

A origem das dores pode ser no sistema digestivo ou no sistema urogenital.

Intoxicação alimentar: engoliu algo que pode conter substâncias tóxicas (problemas de fígado).

Ingestão de um corpo estranho: engoliu vários objetos acidentalmente (obstrução intestinal).

Torção estomacal em cães: o estômago está inchado (geralmente após uma farta refeição), o cão está inquieto, ele baba e tenta vomitar sem sucesso. É uma emergência cirúrgica.

Inflamação intestinal: pode ser infecciosa, parasitária ou alimentar

Infecção da bexiga ou rins / pedra nos rins.

Tumor abdominal: localizado no fígado, baço, intestinos ou rins.

Piometra (apenas em cadelas): infecção no útero.

Se o seu pet apresentar algum destes sinais, avalie se a situação é urgente ou não, procurando lembrar em que momento o sintoma começou e se a condição do seu pet está se deteriorando muito rapidamente. Às vezes, seu pet pode ter um desconforto estomacal passageiro sem ter que se preocupar. Não hesite em leva-lo ao veterinário, que irá examina-lo através de palpações, medida de temperatura etc., antes de pedir algum outro exame complementar.

Certifique-se de que esteja vermifugado e com as vacinas em dia. Evite oferecer restos de comidas e respeite sempre a transição de uma dieta antiga para uma dieta nova. Uma nutrição adequada é um pilar importante para manter a saúde do seu pet.