?>
Quantidade diária de ração indicada:
1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.
2. Mantenha água fresca e limpa disponível todo o tempo.
3. Leve seu pet periodicamente ao veterinário.
4. Caso o seu pet não esteja sendo alimentado com este produto, recomendamos que a substituição seja feita gradualmente ao longo de 5 dias.
As doenças de pele em gatos são problemas comuns, por isso é fundamental conhecer as principais patologias e sintomas para que possa identificar o problema logo no início.
Estas enfermidades podem ser causadas por parasitas como pulgas e ácaros, fungos, infecções bacterianas, estresse, lesões, alergias ou por desequilíbrios hormonais. Entre as causadas por fungos, estão criptococose, dermatofitose e dermatite.
A dermatofitose, mais conhecida como micose, é considerada uma doença altamente contagiosa. Caracteriza-se por uma infecção fúngica que afeta pele, unhas e pelo do animal, podendo ser transmitida para os humanos.
No entanto esta doença de pele de gato tem cura e não põe em risco a vida do seu pet.
Nos gatos com um sistema imunitário forte, a micose tende a curar-se e não se desenvolve muito, mas em casos mais frágeis, como nos gatos jovens, é comum surgirem complicações.
Há alguns fatores que favorecem o desenvolvimento dessa doença de pele em gato:
Os indícios da dermatofitose são bastante visíveis e podem ser percebidos facilmente.
A coceira em gatos é um dos sintomas iniciais do problema, facilitando a propagação do fungo pelo resto do corpo. É também bastante frequente lamberem e morderem as zonas afetadas.
A descamação e alopecia em volta do focinho, orelhas e membros anteriores fazem parte dos sintomas mais comuns, onde se apresentam em forma de anel vermelho no local afetado pelo fungo.
A dermatite em gato é caracterizada por uma alergia na qual o sistema imunitário reage de forma acentuada diante da presença de alérgenos. A reação alérgica acontece quando o animal entra em contacto com o alérgeno.
Essa alergia em gato é causada habitualmente por pólen, ácaros e fungos. Em muitos casos, trata-se de um problema sazonal que surge na primavera e desaparece no verão.
O gato com coceira e queda de pelo apresenta sintomas muito característicos da dermatite.
Além destes, existem outros sinais bastante comuns, tais como:
É importante lembrar que a alergia nunca se cura por completo, e o tratamento consiste em controlar os sintomas e diminuir a coceira em gatos com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. O tratamento recorre a uma combinação de medidas e fármacos.
Corticoides são os fármacos mais utilizados para tratar as dermatites atópicas. São muito eficazes no controle do prurido.
Existem medidas úteis para minimizar o contato com ácaros:
As dietas hipoalergênicas são fundamentais. Uma alimentação equilibrada e de qualidade irá conservar as condições da pele.
Optar por uma ração para gatos com alergia de pele poderá ser mais um cuidado com a saúde do seu pet.
A criptococose é uma doença de pele em gato causada também por um fungo. Ocorre por meio da inalação de levedura.
Após a inalação, há uma infecção nas vias aéreas, podendo atingir os pulmões.
Um sintoma frequente da doença, mas que não está presente em 100% dos casos, é o “nariz de palhaço”, caracterizado por um aumento de volume na região nasal.
Além disso, também podem ocorrer:
O diagnóstico deve ser feito por um médico-veterinário após realizar exames como: citologia, biópsia, cultura de fungo e algumas análises de sangue.
O tratamento é feito com antifúngicos orais, administrados até mesmo depois da melhora dos sintomas. Se apresentar lesões de pele, poderão ser necessários antibióticos para prevenir ou tratar infecções secundárias.
Para cuidar da saúde do seu gato, é fundamental dar uma atenção especial ao tipo de dieta que oferece a ele. A qualidade de vida e o bem-estar do seu animal de estimação estão diretamente relacionados à alimentação dele.
Equilíbrio Super Premium possui uma linha completa de rações para gatos em todas as fases da vida. Conheça cada uma das opções de alimento e escolha a que melhor atende às necessidade do seu animal de estimação.
Nome: Nenilda Moura
Mensagem: Amei tudo que vocs falaram , tudo que escrito verdade , agradeo muito vou mudar a rao de minhas gatas pois elas no come qualquer uma so castradas , s gostam da golden e de carne ? , estou cansada de comprar e ter q doar pq elas no gostam . Quem sabe elas aprovam a de vocs .
Nome: Suely
Mensagem: Eu gostei muito de conhece sobre esse dias de doenas de gatos.
Nome: Simone Pessi
Mensagem: tima matria! Bem esclarecedora... Meu gatinho teve dermatite e no vi nada explicando dessa forma. Ainda bem que acertei na medicao a base de corticoides e est bem agora.
Nome: Sandra Bulhes
Mensagem: Gostei muito da matria, pois meu gatinho est passando por tratamento de fungos.
Nome: Geisa
Mensagem: Gostei muito do contedo divulgado.
Nome: Dioneia Araujo
Mensagem: timo tiraram muitas dvidas...obrigada
Nome: Raquel Soares
Mensagem: Por favor fale um pouco sobre sarna otodecica meu gatinho tem ja fiz de tudo gastei muito dinheiro com remedios hoje estou usando tiuran passando nas leses mas gostaria de saber se existe algo para tomar
Nome: Joice
Mensagem: Meu gato sempre anda c o ouvido inflamado, supurando, dou remdio oral e no ouvido em gota, mas c alguns dias volta tudo de novo. O que pode ser isso?? E ele cora direto
Nome: Rosinha Miranda
Mensagem: Gostei para mim esse esclarecimento foi bom ,tenho um gatinho com coceira.
Nome: Ingrid Storniolo
Mensagem: Muito til essas informaes, t com dois gatos que to se coando tanto que j esto se machucando. Vou dar um banho neles e higienizar o espao.
Nome: Tnia Lavinia
Mensagem: Gostei.muito.das explicaes pois tenho vrios gatos em casa e ainda cuido de alguns de rua. Obrigada pelas explicaes pra ficar internada aos sintomas deles
Nome: Marina
Mensagem: Adorei a dica, meu gato tem uma coceira constante atrs das orelhinhas, ele tem 10 meses , e depois que fez a castrao percebi que comearam as coceiras, chega ferir e sangrar. Passei Rifocina e percebi que melhorou, mas ainda o vejo coando. Obrigada por abrir meus olhos!!!
Nome: Ctia
Mensagem: Obg foi muito esclarecedor, pois meu gato est sinto isso, tomou um antialrgico, e antibitico est bem agora.e tomou banho no pet shop
Nome: Suyane
Mensagem: Boa noite tenho 8 gatos que peguei todos abandonados. Infelizmente um passou a doena de pele para outro comeou ficar com a orelha torta... J no sei como acabar com isso. Se tiver uma sugesto agradeo. J pinguei at advokate que um veterinria me indicou. Aguardo para p bem da minha galera animal.