Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS EM CIRURGIA DE CASTRAÇÃO DE CACHORRO

A castração do cachorro é um cuidado que vai muito além da função contraceptiva. Trata-se de uma cirurgia importante para o bem-estar do cão e responsável por aumentar sua expectativa de vida, pois previne uma série de doenças graves. Apesar de ser um procedimento simples, exige atenção com alguns cuidados pré e pós-operatórios.

Em geral, a cirurgia de castração pode ser feita em um curto tempo e o período de recuperação não é longo. Para garantir o melhor ao seu animal, siga todas as recomendações do veterinário e tenha muito cuidado com os procedimentos pré-cirúrgicos — eles garantem uma cirurgia segura e sem traumas.

Quais cuidados pré-operatórios devo ter para a cirurgia de castração?

A castração, preparação e acompanhamento pós-cirúrgico devem ser realizados por um veterinário. Apenas um profissional poderá indicar o que envolve cada etapa do processo e quais os cuidados necessários para a recuperação do cão. Por isso não deixe de seguir todas as recomendações até que o animal receba alta.

Mesmo se tratando de um procedimento cirúrgico sem grandes riscos, é imprescindível que o animal passe por uma avaliação veterinária completa. Nessa etapa, o cachorro passará por exames clínicos e laboratoriais para avaliar a saúde cardíaca e a coagulação sanguínea. Dentre os exames solicitados, estão:

  • hemograma completo;
  • eletrocardiograma;
  • ecocardiograma;
  • ultrassonografia.

Esses exames mostrarão se o cão está apto ou não para a cirurgia, checando se existem doenças, infecções, problemas renais e no fígado. Esse cuidado protege seu animal de estimação de imprevistos e complicações durante o pós-cirúrgico.

Se o animal está com a saúde em ordem, o veterinário autoriza a cirurgia e explica as recomendações para o dia do procedimento.

Cuidados para o dia da cirurgia de castração em cachorro

É comum que aconteçam vômitos durante a cirurgia; e para reduzir as chances de isso acontecer, o veterinário irá aconselhar a retirada da ração e da água do cão 12 horas antes do procedimento para que ele esteja em jejum.

Caso o seu animal de estimação faça uso de alguma medicação, consulte o veterinário para saber se a dose deve ser cortada ou reduzida no dia da cirurgia. Existem diferentes tipos de anestesia, sendo que a melhor para seu cachorro será escolhida pelo veterinário.

Antes de levar o cão para fazer a castração, assegure-se de que você tem em um lugar fácil de encontrar, todos os números de contato do veterinário e da clínica.

Em cirurgias de castração em que foram tomados todos os cuidados pré e pós-operatórios, o cão tem a tendência de se recuperar rapidamente, voltando às suas atividades normais em alguns dias.