Quantidade diária de ração indicada:
1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.
2. Mantenha água fresca e limpa disponível todo o tempo.
3. Leve seu pet periodicamente ao veterinário.
4. Caso o seu pet não esteja sendo alimentado com este produto, recomendamos que a substituição seja feita gradualmente ao longo de 5 dias.
A lágrima ácida é responsável pelas marcas avermelhadas presentes na carinha do seu cão, no canto do olho. As lágrimas contêm um pigmento, chamado porfirina, que as colore na presença de luz solar e/ou certas bactérias.
Algumas raças de cães apresentam uma morfologia facial que são mais afetadas por esse problema, como Maltês, Shih Tzu, Pug e Poodle. Em cães com pelagem clara ou branca, esta descoloração é especialmente perceptível.
As lágrimas são protetores naturais, lubrificantes e oxigenadores da córnea. Em caso de irritação ocular, as lágrimas são secretadas mais abundantemente para tentar evacuar o que está causando essa irritação. É um mecanismo de defesa natural.
Porém, a secreção de lágrimas pelas glândulas lacrimais pode aumentar excedendo a capacidade de drenagem do olho pelas vias naturais.
As causas podem ser:
- Irritações oculares: poeira, alérgenos, infecções, pêlos ao redor dos olhos, cílios ectópicos (cílio da pálpebra que cresce em direção à córnea), fumaça de cigarro, corpo estranho, alguns medicamentos
- Entropia: é a pálpebra invertida (rolada para dentro), faz com que os cílios se esfreguem contra a córnea, causando irritação e/ou inflamação do olho
- Lesão da córnea (ceratite), glaucoma
- Infecção por bactérias e fungos
- O canal lacrimal pode estar bloqueado. Um excesso de muco, um corpo estranho, uma inflamação, uma infecção ou um tumor podem estar na origem desta obstrução.
Normalmente, as lágrimas carregadas de porfirina que fluem sob os olhos deixam traços avermelhados não muito pronunciados. Se você notar a presença de uma coloração mais intensa dos pelos e um odor ou mesmo dor ao toque, procure um veterinário para examinar uma possível uma infecção por fungos. É importante que esse diagnóstico e tratamento sejam feitos para evitar complicações e generalização desses problemas dermatológicos.
A primeira atitude recomendada é ir ao seu veterinário para que ele possa descartar ou confirmar um problema médico, prescrevendo tratamento adequado ou mesmo cirurgia, de acordo com a patologia detectada.
É importante também respeitar algumas medidas de higiene para prevenir a proliferação de germes:
- Mantenha os olhos limpos e a área sob os olhos com loções para os olhos e toalhinhas de limpeza
- Apare os pelos que estiverem muito compridos ao redor dos olhos
- Evite as tigelas de plástico para servir a comida, pois suas microfissuras podem abrigar bactérias e fungos responsáveis por infecções nos olhos.
- Dê uma alimentação saudável e equilibrada para garantir uma boa imunidade e reduzir a produção de porfirina.
- Use preferencialmente água destilada fresca para cães propensos a esses traços avermelhados, pois a água da torneira pode conter uma % de minerais que podem acentuar a coloração (porfirina)
- Evite ter um ambiente rico em poeira ou fumaça (tabaco).