Quantidade diária de ração indicada:
1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.
2. Mantenha água fresca e limpa disponível todo o tempo.
3. Leve seu pet periodicamente ao veterinário.
4. Caso o seu pet não esteja sendo alimentado com este produto, recomendamos que a substituição seja feita gradualmente ao longo de 5 dias.
A obesidade em gatos é uma doença felina cada vez mais presente em animais adultos. Este problema é descrito como o acúmulo de gordura no corpo do gato,e na maior parte das vezes, se dá em consequência da alimentação errada e falta de exercícios físicos. Mas, apesar destes serem os principais causadores da obesidade felina, existem outros fatores que levam ao aumento do peso.
Castração e esterilização de gatos
A castração ou esterilização de gatos é feita para se evitar a procriação de forma descontrolada. Trata-se de um procedimento cirúrgico muito simples e comum, que faz a retirada dos testículos no caso de machos (orquiectomia), e do útero e ovário em fêmeas (ovariosalpingohisterectomia). Esta intervenção faz com que o ritmo metabólico diminua em decorrência de alterações hormonais, assim como suas necessidades energéticas. Os gatos castrados estão duas vezes mais propensos ao desenvolvimento da obesidade, por isso, é importante que recebam ração para gatos castrados, um alimento completo que possui teor calórico adequado ao organismo do animal.
Problemas de tireoide em gatos
Assim como no caso da castração, os problemas de tireoide causam alterações hormonais que podem levar ao aumento do peso. No hipotireoidismo, as glândulas produzem menos hormônios e isso faz com que o organismo diminua o ritmo de funcionamento. O gato com este problema se torna obeso se ingerir a mesma quantidade e tipo de ração que um animal saudável.
Fatores genéticos
Diferentemente do que acontece com os cães, a predisposição à obesidade em gatos não é maior em determinadas raças que em outras, mas existe de uma forma abrangente: gatos de raça mistas possuem duas vezes mais chances de se tornarem obesos de que animais de raças puras.
Falta de atividade física para gatos
Os gatos não são animais muito ativos, mas a falta de exercícios físicos aliada a má alimentação pode levar o animal ao excesso de peso e, posteriormente, à obesidade. Por isso, insira algumas atividades no dia a dia do seu animal de estimação. Você pode fazer isso com brincadeiras para gatos que estimulam a sua movimentação.
Má alimentação para gatos
Os erros com a alimentação de gatos que podem levar à obesidade estão associados à escolha de uma ração inadequada à condição do animal, horários e quantidades erradas. A ração certa para o felino deve ser escolhida com base em sua idade e se é castrado ou não, pois em cada caso, o animal possui necessidades nutricionais diferentes. Outra questão importante que deve ser considerada é a quantidade de ração, já que pode variar conforme o peso do gato e tipo de ração que ele consome.