Quantidade diária de ração indicada:
1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.
2. Mantenha água fresca e limpa disponível todo o tempo.
3. Leve seu pet periodicamente ao veterinário.
4. Caso o seu pet não esteja sendo alimentado com este produto, recomendamos que a substituição seja feita gradualmente ao longo de 5 dias.
Você acabou de descobrir que seu cachorro é surdo e você não sabe "falar com ele"?
Não se preocupe, é possível conviver bem com um cão surdo!
Quando se tem um cão, surdo ou não, é fundamental criar uma relação baseada na confiança e no respeito mútuo para obter os resultados pretendidos. E quando você tem um cachorro surdo, esse relacionamento baseado em confiança é ainda mais importante, pois você acaba se tornando os ouvidos do seu cachorro. Você é seu guia e ele deve ser capaz de confiar em você e especialmente em sua atitude corporal, que será muito significativa e comunicativa para ele.
Seu cão é surdo, mas seus outros sentidos são normalmente bem desenvolvidos, até superdesenvolvidos! Assim, a aprendizagem e educação do seu cão terá de passar por outro dos seus sentidos, e em particular pela visão.
Todos os seus gestos, suas expressões faciais e sua postura serão decifradas pelo seu cão e, portanto, você não deve enviesar ou mascarar as mensagens com gestos inconsistentes e desordenados.
A primeira coisa a se trabalhar com um cachorro surdo é capturar sua atenção, seu olhar. Mesmo que ele não possa ouvi-lo, falar com ele ou dar comandos em voz alta também estabelecerá um código de gesto intencional que seu cão acabará entendendo.
No início do treino, não se esqueça de recompensar o seu filhote ou cão adulto com petiscos, carícias e jogos. Isso reforça o vínculo que os une! Seu cão ficará mais atento depois e poderá detectar mais facilmente seus gestos e, portanto, seus pedidos.
Então, ao aprender as ordens, é aconselhável manter gestos simples e sempre os mesmos. Porque, verbalmente ou não, o importante na educação de um cão é a consistência e repetição das mesmas indicações para que o cão aprenda rapidamente o que lhe é pedido, por exemplo:
1. mostre a ele sua mão verticalmente, palma voltada para ele, para dizer a ele para se sentar
2. mova suas mãos de cima e para baixo para fazê-lo deitar
3. estenda a mão para pedir a pata dele
Cabe a você encontrar os sinais que deseja compartilhar com seu cão! E atenção: Tenha um gesto preciso e diferente para cada indicação!
Para ensinar essas indicações ao seu cão, use principalmente a técnica de isca que consiste em guiar seu cão com a ajuda de uma motivação (muitas vezes um petisco) para uma posição desejada.
Existe uma ferramenta essencial para os donos de cães surdos: a coleira vibratória. Fique tranquilo, a coleira vibratória é indolor: não emite choque elétrico, mas apenas pequenas vibrações que o animal poderá detectar em sua pele.
Você deve criar uma associação positiva que o seu cão terá de assimilar: vibração com mimo (ou qualquer recompensa que o motive a voltar para você). Quanto mais você repetir essa associação, mais poderá experimentá-la em várias situações (no jardim, em um passeio, etc.) e assim progredir gradualmente, no ritmo do seu cão.
Da mesma forma, é possível usar sinais luminosos como uma lanterna para atrair a atenção do seu cão.
Se estiver com dificuldades, não hesite em procurar a ajuda de um adestrador de cães, para que ele possa acompanhá-lo e ajudá-lo a encontrar as técnicas certas, adaptadas ao seu cão e que você pode colocar em prática diariamente.
Não devemos esquecer que viver sem ouvir pode ser perigoso para um cão... Você deve sempre ter cuidado ao caminhar: seu cão não ouvirá ruídos perigosos, como bicicletas, carros, motocicletas, rosnados de outros cães, etc.
Não é uma boa ideia deixá-lo solto até que seu chamado com a coleira vibratória esteja totalmente assimilado. Enquanto isso, passeios na coleira são possíveis e altamente recomendados.
Por fim, também fique atento a si mesmo e aos que estão ao seu redor: um cão surdo pode se assustar rapidamente e pode ter reações indesejadas e perigosas. Evite, por exemplo, acordá-lo ou surpreendê-lo ao tocá-lo, pois ele não vai te ouvir chegando...