Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

CACHORRO COM DOR DE OUVIDO: 5 SINAIS PARA IDENTIFICAR

Cachorro com dor de ouvido é um dos problemas mais atendidos nos consultórios veterinários. A dor pode ser muito incômoda e, ao mesmo tempo, fácil de surgir. Isso porque as orelhas estão em constante exposição e alguns hábitos simples do dia a dia podem desencadear a inflamação do ouvido do cachorro, que nada mais é do que a otite canina.

otite em cachorro atinge o conduto auditivo e deve ser diagnosticada o quanto antes, pois essas inflamações podem se tornar crônicas e causar danos irreversíveis ao ouvido dos animais. 

Dor de ouvido em cachorro: causas 

A dor de ouvido em cachorro pode ter diferentes causas, algumas raças de cães possuem uma predisposição maior para desenvolver esse tipo de problema. Orelhas grandes e pendulares como as do Cocker e do Labrador Retriever favorecem o calor e a umidade, gerando um ambiente propício a proliferação de fungos e bactérias. 

Excesso de pelo no conduto auditivo do cachorro e ouvidos mais estreitos e abafados que o normal — como o do Pug e Shar-Pei — também são fatores de predisposição ao problema. Mas nunca deve-se raspar totalmente os pelos das orelhas, pois a pelagem ajuda na proteção contra ameaças externas. 

E ainda, o excesso de cera também é fator desencadeador, pois acaba inflamando a região auditiva. 

Durante os banhos, é preciso redobrar o cuidado e evitar a entrada de água no canal auditivo, pois a umidade nas orelhas do cachorro contribui para a proliferação de parasitas. 

Todos esses fatores colaboram para a inflamação de ouvido em cachorro e tornam o ambiente propício à infestação de fungos e bactérias. 

Conheça os 5 sinais para identificar cachorro com dor de ouvido

1. Cachorro coçando a orelha e balançando a cabeça 

Muita coceira no ouvido e inquietação com a cabeça são os principais sinais de otite canina. Inclusive o ato de coçar com intensidade pode deixar ferimentos causados pela própria unha do animal. 

2. Cachorro agressivo e bastante incomodado 

Quando o cachorro está com inflamação no ouvido, ele fica agressivo e muito incomodado, principalmente quando alguém encosta em suas orelhas. Se ele demonstrar esse tipo de comportamento, as chances do animal estar com dor são grandes. 

3. Falta de apetite

Em alguns casos, a dor de ouvido é tão intensa que o animal pode perder o apetite e deixar de se alimentar por longos períodos. 

4. Orelhas inchadas e vermelhas

cachorro com otite fica com o interior das orelhas mais avermelhado que o normal. Além disso, a espessura da orelha também muda. Observe sempre se ela está inchada e com a coloração diferente. 

5. Secreção amarelada ou marrom no canal auditivo 

Mau cheiro e secreção no canal auditivo do cachorro são sinais de inflamação. A cera pode ser marrom ou amarelada. Vale ressaltar que não é recomendado fazer a limpeza dos ouvidos por conta própria, pois a cera pode adentrar ainda mais no canal auditivo do animal. Só um médico-veterinário sabe limpar os ouvidos do cão corretamente. 

Como tratar otite em cachorro 

otite em cães pode ser decorrente de diferentes motivos como fungos, bactérias, parasitas, alergias, produção excessiva de cerúmen, entre outros fatores. Sendo assim, não é recomendado medicar o animal por conta própria. Consulte um médico-veterinário para um diagnóstico completo e a indicação do tratamento adequado. 

Cachorro com dor de ouvido: como prevenir 

Para prevenir a inflamação de ouvido em cachorro é importante manter a higiene em dia. Também é importante proteger as orelhas na hora do banho e fechar as janelas do carro na hora do passeio. 

Escovar os pelos da orelha do cão também é um ótimo método de prevenção, pois a escova ajuda a retirar as sujeiras acumuladas. A escovação, além de ajudar na circulação, arranca os pelos mortos que trazem mau cheiro. No caso de excesso de pelo, é recomendado levar o pet regularmente ao pet shop para fazer a tosa higiênica.  Caso notar o seu cachorro com os sinais de dor de ouvido, leve-o ao médico-veterinário. A otite canina é um problema sério que pode trazer consequências graves para a audição e qualidade de vida do animal.