Quantidade diária de ração indicada:
1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.
2. Mantenha água fresca e limpa disponível todo o tempo.
3. Leve seu pet periodicamente ao veterinário.
4. Caso o seu pet não esteja sendo alimentado com este produto, recomendamos que a substituição seja feita gradualmente ao longo de 5 dias.
Quem é tutor de gato sabe como é maravilhoso ter o ambiente da casa transformado por ele, uma vez que, além da parceria, a rotina com o bichano faz com que toda a diversão e carinho sejam sempre redobrados.
E para tornar a convivência ainda mais tranquila e confortável para o felino, alguns cuidados quanto à higiene são necessários, tendo em vista que não é à toa que gatos são considerados animais extremamente limpos.
Para fortalecer os laços entre os gateiros e o animal de estimação, listamos 6 dicas que podem ser adotadas tranquilamente pelos tutores e tornar o convívio muito mais limpo e gostoso.
1 – Olhos
É muito comum o acúmulo de lágrimas no canto dos olhos do animal, pois são elas que os deixam umidificados, sendo normalmente drenadas por um canal que existe entre os olhos e o focinho – o canal lacrimal. Para higienizar essa região, recomenda-se o uso de um algodão umedecido em água morna e limpeza cuidadosa do escoamento. Se a lágrima estiver sendo liberada em excesso, agende uma consulta com o veterinário, pois muitas afecções se manifestam através dos olhos.
2 – Pelos
Gatos não precisam de ajuda quanto à higiene de seus pelos, pois são capazes de cuidar disso sozinhos. Entretanto, uma dica valiosa para mantê-los sem nós e bonitos é escová-los até três vezes por semana. Recomenda-se o uso de pente com dentes longos e a escova de aço macia para desembaraçá-los.
3 – Dentes
Sabia que é recomendável a escovação diária dos dentes do felino? Essa é uma forma eficiente no combate ao acúmulo de tártaro, pois, quando em excesso, pode causar inflamação das gengivas e mau-hálito. Procure no pet shop por uma escova específica para animais, no caso do gato, uma dica bem bacana são as escovas de dedo.
4 – Orelhas
Limpe as orelhas do bichano com um algodão seco. Não use cotonetes e/ou objetos semelhantes para evitar que os fragmentos sejam empurrados para o fundo e os parasitas se desenvolvam no interior do conduto auditivo.
5 – Caixas de areia
O uso das caixas de areia é indispensável para não conviver com o odor da urina do felino pela casa, além de delimitar um território próprio para o animal. É fundamental que a caixa seja limpa uma vez ao dia, ou então, imediatamente, quando possível. É importante destacar que o bichano não gosta da caixa suja por muito tempo, estimulando que o animal demarque território em outros cantos da casa.
6 – Comedouro
Tanto o comedouro, quanto o bebedouro de água do animal devem estar em lugares de fácil acesso para o bichano, bem como de limpeza constante. No momento de limpar os recipientes e o espaço, retire o felino do local, pois produtos de limpeza contêm componentes químicos que podem ser ingeridos e prejudicar o gato.