Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

RAÇÃO COM PROBIÓTICO PARA CACHORRO

A ração com probiótico é um cuidado a mais que proporciona saúde e equilíbrio à microbiota intestinal dos cachorros, já que problemas digestivos podem resultar em má absorção dos nutrientes e baixa imunidade do cão.

Quando isso ocorre, além dos problemas intestinais, doenças decorrentes da fragilidade da imunidade podem surgir. Sendo assim, muitos estudos voltados à nutrição animal vêm se desenvolvendo na busca de alimentos que, além de nutrir de maneira balanceada, ajudam na prevenção de doenças.

Os probióticos são benéficos para a saúde e podem ser fornecidos através das rações para cães.

O que são probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos que podem ser agregados como suplementos na dieta e influenciam de forma benéfica o desenvolvimento da flora microbiana no intestino. Também são conhecidos como bioterapêuticos e bioprotetores; ou seja, são utilizados para prevenir infecções entéricas e gastrintestinais.

Os mecanismos da ação dos probióticos são:

  • Exclusão competitiva: bactérias benéficas competem pela adesão aos receptores beta-glucosamina, que auxiliam em casos de distúrbios digestivos.
  • Antagonismo direto: é a capacidade de determinados microrganismos probióticos de inibir o crescimento de bactérias patogênicas devido à produção de substâncias bactericidas.
  • Estímulo do sistema imune: os probióticos aumentam a produção de anticorpos.
  • Alteração do metabolismo: equilíbrio da atividade enzimática; ou seja, acelera os processos químicos do organismo.
  • Atividade antimicrobiana: os microrganismos produzem metabólitos, que são capazes de neutralizar ou diminuir a absorção de substâncias tóxicas.
  • Absorção de bactérias: diminui a população de bactérias indesejáveis no trato gastrintestinal.
  • Aumento da imunidade nos recém-nascidos: as bactérias benéficas aumentam a quantidade de macrófagos e linfócitos, que são muito importantes na resposta imune do organismo. Além disso, há um crescimento da produção de vitaminas.

Quando usar probióticos?

Os probióticos são indicados em todas as fases de vida do cão. Eles se tornam especialmente importantes em três diferentes situações:

  • Ajudar na manutenção da estabilidade da flora intestinal.
  • Restaurar a estabilidade da microflora intestinal após um desequilíbrio.
  • Promover a estabilidade da microflora intestinal nos recém-nascidos.

Os fatores mais importantes responsáveis pelo desequilíbrio das funções intestinais estão associados ao estresse, qualquer que seja a sua origem, como doenças, troca na alimentação do cachorro, desmame e mudança brusca de ambiente.

Qual melhor ração com probiótico para cachorro?

Os probióticos são utilizados como suplemento na alimentação do cachorro e até mesmo como ação terapêutica. Mas, além disso, os benefícios dos microrganismos podem ser oferecidos aos cães por meio de uma ração super premium enriquecida com probióticos.

Equilíbrio Super Premium é a melhor ração para o seu cachorro. Além de conter probióticos e prebióticos em sua fórmula, o alimento possui componentes de alta qualidade e é enriquecido com vitaminas, sais minerais e antioxidantes naturais, que garantem uma alimentação completa e balanceada para seu animal de estimação.

Para que o seu cachorro tenha uma boa adaptação ao novo alimento, é sempre indicada a troca gradual da ração da seguinte forma: nos dois primeiros dias, 25% do alimento novo e 75% alimento antigo; terceiro e quarto dia, 50% de cada alimento; no quinto e sexto dia, 75% do alimento novo e 25% do alimento antigo; sétimo dia em diante, 100% da alimentação nova.