Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

MEU CACHORRO NÃO QUER COMER. O QUE FAZER?

É da alimentação que os animais extraem a energia necessária para manter seu organismo funcionando adequadamente; por isso, muita atenção se notar que o seu cachorro não quer comer. A falta de apetite pode ser sinal de uma doença e essa condição merece cuidados para evitar complicações maiores.

Você conhece o seu animal de estimação melhor do que ninguém, por isso sabe quando existe algo de errado. Se ele tem um paladar mais exigente e sempre apresenta uma resistência para comer toda a porção, mas depois acaba se alimentando, então não precisa se preocupar. Garanta uma ração de qualidade com altos índices de aproveitamento nutricional e palatabilidade para que o animal não deixe de comer, e procure a orientação de um veterinário.

Pode ser considerado um problema quando o cão não quer comer de jeito nenhum ou reduz muito a quantidade de ração que ingere habitualmente e que é recomendada para o seu porte e idade. Esse contexto é especialmente perigoso para cachorro filhote, que ainda não formou sua reserva de gordura e não pode ficar mais de 12 horas sem comer.

Meu cachorro não quer comer. O que pode ser?

Existem diferentes fatores que podem levar à falta de apetite em cães. Entender os principais pode lhe ajudar a identificar outros sintomas que auxiliarão o veterinário a ter um diagnóstico mais preciso. Veja se o seu cachorro se encaixa em alguma das seguintes situações:

Doenças causadas por vírus — patologias virais, como cinomose, parvovirose e coronavirose podem  causar a falta de apetite, mas ocorrem outros sintomas que devem ser passados ao veterinário.

Verminoses — doenças causadas por vermes e parasitas podem afetar o apetite do cachorro, que perde peso muito rapidamente. Por isso, não descuide da higiene do cão e invista em vermifugações periódicas, seguindo a orientação do veterinário.

Problemas psicológicos — além da falta de apetite, doenças como a depressão canina podem deixar o cão apático, isolado e com tristeza profunda.

Fatores comportamentais que tiram o apetite do cachorro  

Nem sempre a falta de apetite em cachorro é sinal de alguma doença; pode ser apenas uma questão comportamental ou resposta a fatores externos. Nesses casos, você consegue resolver em casa com algumas mudanças simples.

Calor tira o apetite — em dias muito quentes, o cachorro pode não querer comer, mas não é normal que esse estado se prolongue por muito tempo. Para estimular o apetite dele, você deve ajudá-lo a se refrescar, deixando água fresca à disposição e também vale colocar algumas pedras de gelo no pote de água.

Cachorro enjoa da ração — pode acontecer do cão rejeitar a ração por outro motivo. Quando isso acontecer, você pode conversar com o veterinário para que ele oriente a melhor forma de reverter esse quadro.

Mudança de casa — além da mudança de casa, outras alterações bruscas no dia a dia do cão podem causar a falta de apetite. Para evitar isso, procure preparar o animal antes e ter calma com a transição.