Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

MELHOR RAÇÃO PARA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL EM GATOS

A constipação intestinal em gatos se caracteriza pela dificuldade ou impossibilidade de defecar, além do acúmulo de fezes no cólon ou reto. Trata-se de um problema que, em boa parte dos casos, sinaliza a existência de outras doenças e, por isso, deve receber uma atenção especial para que o diagnóstico seja preciso e rápido.

O tratamento tardio de qualquer quadro de constipação intestinal pode evoluir para complicações mais graves e, em alguns casos, irreversíveis. Quando ocorre a retenção das fezes por um longo período, a tendência é que fiquem ressecadas e o acúmulo cause a distensão do cólon; levando a um quadro mais preocupante, que é o megacólon. Para evitar que seu animal de estimação sofra com tais problemas, é fundamental estar atento ao comportamento do gato e saber identificar qualquer sinal de anormalidade.

Sintomas da constipação intestinal em gatos

É comum que, em ambientes com muitos gatos ou onde há o compartilhamento da caixa sanitária para gatos, os sintomas não sejam identificados com facilidade. Por isso, se esse for o seu caso, dedique atenção para cada um dos seus animais. Os principais sintomas são:

  • idas frequentes para a caixa sanitária sem conseguir defecar;
  • fezes ressecadas e em pouca quantidade;
  • dor ao evacuar;
  • emitem sons quando vão à caixa de areia;
  • fraqueza;
  • vômitos;
  • desidratação;

Causas da constipação em gatos

A constipação intestinal é um problema comum, que pode se desenvolver como consequência de algum fator ou até mesmo sem causas bem-definidas. O importante é conhecer as possíveis causas e tratar de eliminá-las como uma forma de prevenir ou tratar a enfermidade.

Gato desidratado: a hidratação inadequada pode levar ao ressecamento das fezes e, consequentemente, o animal terá dificuldades para evacuar, ficando constipado. Cuide de deixar sempre água fresca e limpa à disposição do felino.

Caixa de areia para gato: os gatos são animais higiênicos e podem se recusar a usar a caixa de areia se estiver suja. Caso não se sintam à vontade para evacuar em outro lugar, podem segurar e as fezes se acumularão no cólon, causando a constipação. Para evitar isso, mantenha a caixa de areia limpa.

Alimentação do gato: quando o gato consome alimentos gordurosos ou com quantidades elevadas de sódio, pode ficar ressecado e desidratado, o que leva a constipação. Tenha o cuidado de oferecer um alimento com qualidade super premium desenvolvido especialmente para atender às necessidades nutricionais do seu gato.

Qual a melhor ração para constipação intestinal em gatos?

O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por um médico veterinário, sendo que quanto mais precoce a identificação do problema, mais rápida será a recuperação do felino. Por isso, um cuidado importante para a prevenção do problema é o acompanhamento periódico com um veterinário. Dessa forma, seu animal passará frequentemente por avaliações clínicas e exames laboratoriais que aumentam as chances de diagnóstico precoce.

Uma forma de prevenir a constipação intestinal é garantindo que seu animal de estimação tenha hábitos saudáveis e receba uma alimentação saudável, equilibrada e que atenda especificamente às suas necessidades.

Equilíbrio Veterinary Gatos Obesity & Diabetic é a melhor ração para gato com constipação intestinal, pois é rica em fibras – um composto que melhora o trânsito intestinal e aumenta o volume fecal, contribuindo para a movimentação intestinal.

Além disso, esse alimento é completo, balanceado e enriquecido com compostos importantes para proporcionar uma nutrição saudável e rica em nutrientes.

Para que auxilie no tratamento da constipação intestinal, a alimentação com Equilíbrio Veterinary Gatos Obesity & Diabetic deve ser orientada por um veterinário.