Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

MELHOR RAÇÃO PARA CÃES COM PROBLEMAS RENAIS

As doenças renais em cães são bastante comuns na fase idosa, quando os rins não apresentam o mesmo ritmo de antes. Nem sempre os problemas renais são diagnosticados precocemente, pois quando não se trata de um quadro agudo, o aparecimento dos primeiros sintomas já indica um estágio crônico da doença. Para descobrir a falha dos rins a tempo de poder tratá-la, é importante fazer, no mínimo, uma visita anual ao veterinário para realizar exames preventivos.

São diversas as doenças renais que podem atingir os cães e todas precisam de tratamento cuidadoso para evitar o comprometimento total das funções dos rins. Existem também os casos em que os problemas nos rins aparecem em consequência de outras doenças, como a hipertensão arterial, por exemplo.

Entre as falhas no funcionamento dos rins, podemos destacar:

  • doença renal congênita;
  • insuficiência renal aguda;
  • doença renal crônica;
  • cálculos renais;
  • problemas renais genéticos.

Os cuidados dependem do tipo de doença, idade do cachorro e avanço do problema. Antes de chegar ao estágio de uma doença crônica, o mau funcionamento dos rins pode ser curado com um tratamento baseado em antibióticos (quando existe a presença de agentes infecciosos), hidratação intensa e uma alimentação adequada, que ajudará a evitar a sobrecarga dos rins. Em casos mais avançados em que há danos irreversíveis aos rins, você deverá ter cuidados por toda a vida do animal conforme as orientações do veterinário.

Como escolher a melhor ração para cães com problemas renais

A alimentação de cães com problemas renais deve receber uma atenção especial. Desse modo, é importante uma mudança de ração por uma de maior digestibilidade que não force ainda mais as funções renais que estão comprometidas. As rações para cães com baixa quantidade de proteínas são indicadas para esses casos, pois não sobrecarregam os rins e outros órgãos.

A melhor ração cães com problemas renais também precisa ter baixa taxa de fósforo e sódio, já que o mau funcionamento dos rins faz com que o animal perca muito cálcio pela urina e, consequentemente, começa a haver um acúmulo de fósforo no organismo do cão. Caso não tenha esse cuidado, os níveis elevados de fósforo podem deixar os ossos do animal muito frágeis.

Para cuidar bem do seu cachorro de estimação que está com algum problema renal, a linha Veterinary possui a ração Equilíbrio Veterinary Renal, desenvolvida para dar mais qualidade de vida ao animal, pois viabiliza uma alimentação equilibrada que não irá agravar a doença.

Equilíbrio Veterinary Renal possui baixo índice de fósforo e proteínas – para um melhor funcionamento das funções renais do animal. Além disso, esse alimento é enriquecido com EPA e DHA, importantes componentes para melhorar o fluxo sanguíneo renal.