Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

FRANGO PARA CACHORRO. PODE?

Pode frango para cachorro? Essa é uma dúvida comum de muitos tutores que se preocupam com a nutrição de seus animais. A alimentação do cachorro deve ser rica em nutrientes, proteínas de qualidade e vitaminas em quantidades adequadas para suprir suas necessidades nutricionais específicas.

Mas é importante atentar-se também ao balanceamento do que o cão ingere. Os pets possuem uma estrutura biológica diferente da nossa e, consequentemente, alguns alimentos tornam-se prejudiciais à saúde deles.

Erros comuns na hora de dar frango para o cachorro

Sabemos que é difícil resistir aos olhares encantadores dos cães, que parecem pedir o que estamos comendo. Mas é fundamental impor limites e não ceder.

Os cães possuem necessidades nutricionais diferentes das nossas, portanto a alimentação também deve ser diferente. Existem vários alimentos que são comuns e seguros para nós, mas prejudiciais para a saúde dos cachorros. Saiba quais são e por que evitá-los:

  • Pode dar frango cru para cachorro?

A ingestão de alimentos crus — especialmente carnes, sejam brancas ou vermelhas — pode levar seu cachorro a ter problemas de saúde. Esses alimentos podem conter bactérias como Salmonella e Escherichia coli, que causam gastroenterites.

  • Osso faz mal para cachorro?

Os ossos — especialmente os de frango — podem se quebrar e ficar pontiagudos, causando graves problemas. Eles podem provocar lacerações nas gengivas, fraturas nos dentes, obstrução das vias aéreas e até mesmo perfurações do trato gastrointestinal. A maioria desses problemas são situações de urgência veterinária.

  • Sal faz mal para cachorro?

Alguns tutores oferecem o frango da própria refeição para seus cachorros, que geralmente está com sal e temperos, e este é mais um erro que pode prejudicar a saúde do cão. O sal e carnes ricas na substância devem ser proibidos para o cachorro, pois seu uso a longo prazo pode causar problemas cardíacos nos pets.

  • Cebola e alho fazem mal?

Cebola e alho fazem parte das refeições de muitas famílias brasileiras, mas são vilões para a alimentação do cachorro. Se você costuma oferecer frango temperado com alho ou cebola para o seu cão, pare com esse hábito hoje mesmo. Todas as espécies do gênero Allium contêm quantidades de tiossulfatos, uma substância tóxica que pode causar anemia e problemas gástricos nos cães. Os sintomas são: vômito, fraqueza, falta de apetite, urina com sangue e problemas respiratórios.

  • Fritura também não pode?

Os cachorros não podem comer frango frito ou qualquer outro tipo de fritura, pois a quantidade de gordura pode trazer prejuízos à saúde deles. Os alimentos gordurosos podem causar problemas gastrointestinais e inflamação do pâncreas.

Como posso oferecer frango para cachorro?

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, e a carne de frango é um ótimo exemplo disso. Composta por cadeias de aminoácidos, a proteína é muito importante para que o cão tenha uma alimentação saudável e equilibrada, pois cumpre diversas funções no organismo.

As proteínas ajudam a produzir e regular hormônios, renovam as estruturas dos órgãos, constroem novos tecidos, fazem o transporte de algumas células, entre diversas outras funções.

Mas como oferecer frango para cachorro e todos os benefícios da proteína animal sem prejudicar a saúde do pet? Conheça Equilíbrio Raças Específicas!

Ração para cachorro com pedaços de frango

Equilíbrio Raças Específicas dispõe das melhores rações para cachorros, pois fornece os nutrientes necessários em quantidades ideais para uma vida equilibrada e saudável. A linha une kibbles de alta performance com partículas liofilizadas de frango, que oferecem, além do sabor extra, proteínas com a qualidade de um alimento fresco.

O processo de liofilização (ou freeze drying) surgiu para atender às necessidades nutricionais dos astronautas. Ele consiste no congelamento do alimento, com posterior liofilização do mesmo — trata-se de um processo feito a vácuo, no qual a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso, não passando pela fase líquida. O método permite preservar todo o valor nutricional do alimento, garantindo qualidade e segurança.

Além da proteína de alto valor biológico, as rações para cães de Equilíbrio Raças Específicas melhoram a saúde intestinal, deixam a pele mais saudável e o pelo mais brilhante, auxiliam na saúde oral, reduzem o volume e o odor das fezes e proporcionam um crescimento mais saudável aos filhotes. Tudo isso com partículas em formato e tamanho ideais para cada raça.

Ofereça uma alimentação balanceada e adequada para o seu cachorro, de acordo com a raça, porte e idade. Conheça Equilíbrio Raças Específicas: