Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

EXISTE RAÇÃO CONTRA LÁGRIMA ÁCIDA EM CÃES?

A lágrima ácida em cães é identificada por manchas escuras logo abaixo dos olhos do cão. A região fica sempre úmida e dá a aparência de que o cão está “chorando” ou que está com olheiras. Essa é uma afecção caracterizada pelo excesso da secreção ocular, que não é drenada pelo ducto nasolacrimal, sendo causado por diferentes questões que devem ser investigadas por um veterinário.

Lágrima ácida é o nome popular, mas na medicina veterinária o problema é chamado de cromodacriorreia. Diferente do que muitos pensam, as “lágrimas” não são ácidas – o pH da secreção é neutro. O que torna a área escura é a lactoferrina, uma substância da famíla do ferro que, ao entrar em contato com a pelagem, dá à área uma coloração escura, parecida com o marrom. As bactérias que ficam nessa região também contribuem para o escurecimento.  

Apesar de ser o sinal mais evidente da lágrima ácida, a tonalidade não é o principal problema, e sim uma consequência da má absorção ou produção em excesso de fluidos oculares. O tratamento deve começar com uma investigação sobre os possíveis causadores e precisa ser feito assim que se notar os primeiros sinais.

Como a área fica sempre úmida, torna-se uma região com condições favoráveis para a proliferação de fungos e bactérias que podem desencadear infecções. Algumas das possíveis causas, são:

  • canal lacrimal obstruído (epífora);
  • desequilíbrio na produção de fluido;
  • muitos pelos próximos aos olhos;
  • genética;
  • anatomia (globo ocular saltado e focinho achatado, que prejudica a drenagem da secreção).

A anatomia é um dos fatores que tornam algumas raças (Poodles, Maltês, Bulldog Inglês, Lhasa Apso e Shih Tzu) mais propensas ao desenvolvimento do problema.

Qual a melhor ração contra lágrima ácida em cães?

Muitos tutores buscam uma ração contra lágrima ácida em cães, mas é importante destacarmos que não há uma comprovação científica sobre a influência da alimentação no tratamento desse problema. Por isso, o ideal é buscar a orientação de um veterinário para que ele faça o diagnóstico e oriente os cuidados. Existem casos em que a solução é cirúrgica, já outros são tratados com o uso de medicamentos – por isso, busque seu veterinário de confiança.

Os  cuidados com a pelagem do animal  são fundamentais para evitar o acúmulo de bactérias e grande volume de pelos em regiões delicadas como os olhos, que podem causar a lágrima ácida ou agravar o quadro.

Para cuidar da pelagem do seu animal de estimação, ofereça uma alimentação balanceada e adequada a sua idade e porte.