Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

ALIMENTAÇÃO DO GATO RECÉM-NASCIDO

alimentação do gato recém-nascido deve ser rica em nutrientes, proteínas, energia, vitaminas e minerais, para que se desenvolvam com saúde e vitalidade. É fundamental conhecer o funcionamento do organismo dos felinos nos primeiros dias de vida e saber quais os alimentos certos para sua nutrição.

O primeiro cuidado é garantir que gato recém-nascido receba a amamentação da gata mãe, pois o leite materno é o alimento mais importante para essa fase da vida dos felinos.

Leite para gatos recém nascidos

O gato recém-nascido precisa receber o colostro; que é o primeiro leite produzido pelos mamíferos após o parto. Ele é muito importante no sistema imune, pois protege o filhote contra doenças.

Após o nascimento, os felinos neonatos são expostos a um ambiente com microorganismos, ficando vulneráveis às invasões microbianas. A proteção pelos anticorpos maternos adquiridos pelas vias placentárias e colostral, será capaz de eliminar qualquer infecção que ameace o animal.

No colostro e no leite materno está presente um número significativo de linfócitos T (LT) e B (LB), macrófagos e células polimorfonucleares, que executam a importante função de prevenir e controlar infecções, limitando a multiplicação bacteriana e eliminando os microrganismos da própria glândula mamária.

Como cuidar de gato recém-nascido

Algumas fêmeas possuem complicações durante o parto, as quais podem deixá-las impossibilitadas de alimentar seus filhotes. Há casos em que a fêmea não resiste ao parto, deixando os recém-nascidos órfãos e, consequentemente, privados da amamentação. Assim, o tutor terá que realizar o aleitamento através de uma mamadeira para gato-recém-nascido.

Vale lembrar que não podemos oferecer leite de vaca em nenhuma das fases de vida dos felinos. Trata-se de um leite produzido por um animal herbívoro, sendo assim, é muito rico em açúcares (lactose) e pobre em proteínas e gorduras saudáveis, não atendendo as necessidades nutricionais do gato. Por isso, podemos observar diferentes problemas nos felinos alimentados com leite bovino:

  • Diarreia.
  • Fezes amolecidas.
  • Gases.
  • Dores abdominais.

Para os gatos recém-nascidos que não puderam receber o leite materno, podem ser alimentados com Equilíbrio Gatos Substituto do Leite Materno, um alimento completo e, especialmente desenvolvido para eles.

Um alimento rico em proteínas e gorduras que atende às necessidades energéticas do gato neonato. Além disso, possui ótimos níveis de cálcio e fósforo, que contribuem para a melhora do desenvolvimento ósseo.

Sua formulação atualizada e de alto nível tecnológico faz uso de ingredientes especiais, obtendo um alimento balanceado, completo e muito semelhante ao leite materno da fêmea.

Preparo e administração do leite para gato recém-nascido

Para o preparo do leite, a água usada para dissolver o pó deve estar entre 38ºC a 40ºC. Despeje na mamadeira a água morna, acrescente Equilíbrio Substituto do Leite Materno na proporção de duas medidas de água para uma medida de leite em pó e agite vigorosamente a mamadeira até uma completa diluição.

O leite é recomendado do primeiro até os 28 dias de vida, quando então, poderá ser iniciado o desmame.

Para a administração do leite, confira na parte superior da mão a temperatura do alimento, que deve dar a sensação de morno. Pegue o neonato, apoie-o na palma da mão de forma inclinada e ofereça a mamadeira.

Melhor ração para gatos filhotes

Após os 12 meses de vida, a melhor ração para gatos filhotes é Equilíbrio Gatos Filhotes. Um alimento que possui FOS, MOS e probiótico, que contribuem para a melhora do desenvolvimento da flora microbiana do intestino. Além disso, seu filhote terá uma alimentação enriquecida com DHA, um composto que auxilia no desenvolvimento cognitivo.