Blog Equilíbro

Você está vendo: Comportamento

LINGUAGEM DOS GATOS, ENTENDA O QUE ELE QUER DIZER

Você já reparou de quantas maneiras teu gato te diz que quer comida ou carinho?

Observamos que a linguagem dos gatos pode ser verbal ou corporal. Essa linguagem corporal consiste principalmente nas diferentes posturas da cauda do gato.

O que significam os sons que o gato faz?

Os gatos são capazes de fazer até cem sons diferentes. Estes são subdivididos em sons de excitação, chamada e conforto. A linguagem verbal do gato geralmente é combinada com a linguagem corporal. Frequentemente, com sons, o gato espera algo especial de seu tutor. Ao emitir sons, os gatinhos mantêm contato com a mãe.

Do som dessa mãe deriva outro que os gatos às vezes fazem quando têm seu brinquedo favorito entre as patas ou trazem de volta um rato que mataram. Eles reivindicam os elogios de seu tutor, a quem trazem suas presas. Com o rato que matou, o gato mostra o seu amor ao dono e / ou diz-lhe “olha que grande caçador que sou!” Ele ficará, portanto, muito feliz se você o parabenizar por suas habilidades de caça.

Outro elemento da linguagem dos gatos: o miado. Pode ser tão simplesmente um “oi” quanto a expressão de que o gato espera algo de seu tutor. Por exemplo, ser acariciado, receber uma guloseima ou brincar.

Se o seu gato bater nervosamente no chão com a cauda, ele pode estar com dor em algum lugar, e uma visita ao veterinário pode ser indicada.

Expressões corporais do gato:

Se o seu gato balança a cauda de um lado para o outro, isso pode indicar nervosismo. Você deve deixá-lo sozinho até que ele se acalme.

Se os pelos da cauda do gato estiverem arrepiados, isso sugere que ele está muito inquieto ou se sentindo ameaçado. Ele quer, portanto, parecer maior do que é, para repelir os adversários presumidos ou reais.

Uma pequena vibração na ponta da cauda indica que ele está à espera de alguma coisa, por exemplo (quem diria!) uma guloseima. Ou ele está apenas feliz em ver você (que provavelmente vai dar uma guloseima pra ele).

Quando a parte da frente do corpo do gato está deitada e a parte de trás do corpo e a cauda estão esticadas no ar, isso geralmente é um sinal de extrema agressão e postura defensiva.

Mas se está enroladinho, está bem tranquilinho.

Se ele tem o rabo entre as patas, significa que tem medo de alguma coisa ou de alguém, seja justificado ou não. Isso indica incerteza, mesmo uma leve submissão. Além disso, pode indicar culpa, o gato pode ter feito algo que sabe que seu tutor não aprovará.

Quando as orelhas estão voltadas para a frente, o gato está focado e à espreita. Se estiverem retas, o gato está calmo e confiante. Cuidado com os gatos que têm as orelhas viradas para trás: é um sinal de defesa e de ataque!

Quando um gato fecha os olhos, é um sinal de confiança. Se suas pupilas estiverem dilatadas, entretanto, ele está em alerta. Um gato que aprecia seu tutor e se sente confortável e pisca várias vezes.

Quando o gato diz “Eu te amo”

Os abraços que o gato dá aos humanos são significativos. Ele esfrega o corpo com as pernas para depositar seus feromônios e indicar que a pessoa pertence a ele. Se ele esfregar o rabo e a cabeça, é uma recepção calorosa. Alguns gatos usam esses dois rituais para pedir comida ou atenção. Esfregando a cabeça na do mestre, o gato diz: “Eu te amo”. Da mesma forma, todos os gestos de aliciamento são sinais de afeto. O gato pode querer escovar seu dono lambendo seus dedos ou seu rosto, ele ainda pode esboçar um beijo ou mordiscar seu cabelo.

A observação do comportamento do seu gatinho pode fazer você compreende-lo melhor! Fique atento aos sinais!