Blog Equilíbro

Você está vendo: Comportamento

GRANDE OU PEQUENA, ALTA OU BAIXA? SAIBA COMO ESCOLHER A CAIXA DE AREIA PERFEITA PARA SEU GATO

O tamanho da caixa de areia pode influenciar muito mais no conforto do seu gato do que você imagina!

Muitos gatos param de usar a caixa apenas por não estarem se sentindo confortável o suficiente com o tamanho, forma ou tipo dela. É preciso entender que os gatos são animais que precisam de espaço, pois eles costumam checar o terreno antes de fazer praticamente qualquer coisa.

Na primeira vez que vão usar a caixa de areia, por exemplo, é de extrema importância que ele reconheça o terreno, saiba onde está pisando e encontre posição e momento confortável para fazer o que precisa.

Outra característica comum aos gatos é que, após usarem a caixa, eles gostam de enterrar as fezes. Isso, em uma caixa muito pequena, pode ser difícil ou mesmo impossível de ser feito com o conforto que o animal tanto preza.

Como uma regra geral, a caixa de areia deve ter, mais ou menos, uma vez e meia o comprimento do gato para que ele possa usá-la com espaço de sobra, enterrar o que precisa, espreguiçar-se, e mudar de posição.  Se não tiver certeza quanto ao tamanho do seu gato no momento da compra, opte sempre pela maior caixa.

Outra característica importante é certificar-se de que a caixa de areia não seja muito alta, especialmente para gatos filhotes ou idosos, para que não encontrem dificuldade em subir.

Também é ideal que não seja um modelo coberto, pois a maioria dos gatos se incomoda muito com a falta de espaço da caixa de areia e acaba abandonando o uso.

Então já sabe: opte por modelos de caixa de areia abertos e grandes; a posicione nos locais que seu felino prefere, e não se esqueça de higienizar com frequência e trocar quando estiver gasta ou quebrada.