Blog Equilíbro

Você está vendo: Comportamento

INFORMAÇÕES SOBRE A RAÇA BORDER COLLIE

O Border Collie, cujo nome faz referência à região de Borders, na fronteira entre Escócia e Inglaterra, seu local de origem, ficou conhecido por exercer durante muitos anos a função de pastorear ovelhas e auxiliar na segurança das fazendas, pois traz em seu DNA o instinto de vigilância e obediência.

Os cães da raça têm um instinto protetor muito forte, por isso, ao menor sinal de perigo, estão sempre prontos para defender seus tutores e familiares. Mas esse é apenas um dos motivos que fez com que caíssem no gosto das famílias, dos criadores e até da nobreza.

Eles são alegres, companheiros, gentis e brincalhões, e o que mais chama a atenção é sua inteligência. Aprendem comandos com facilidade, aceitam ordens e as executam. Não é à toa que ocupam o primeiro lugar no ranking de inteligência canina!

Por outro lado, quando confinados ou mal socializados, podem se mostrar bagunceiros, ansiosos e até mesmo deprimidos. Ou seja, toda a sua inteligência não dispensa a necessidade de ambientação e interação constantes.

Uma outra característica muito marcante do Border Collie é o excesso de energia. Sua disposição para brincadeiras e atividades físicas é enorme, por isso, precisam de muito estímulo físico e mental, além de uma dieta calórica bem equilibrada, devido ao seu gasto energético diário. É uma raça muito ativa, que precisa correr, passear e brincar pelo menos de duas a três horas por dia.

Quando socializados desde filhotes, se dão muito bem com outros animais, mas o que realmente gostam é de estar sempre junto da família, recebendo muito carinho e atenção!