?>
Quantidade diária de ração indicada:
1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.
2. Mantenha água fresca e limpa disponível todo o tempo.
3. Leve seu pet periodicamente ao veterinário.
4. Caso o seu pet não esteja sendo alimentado com este produto, recomendamos que a substituição seja feita gradualmente ao longo de 5 dias.
Você sabe o que é cinofilia? Alguns acreditam que seja o ato de amar os cães, mas sua definição e o seu universo de estudo vão muito além.
A palavra cinofilia possui dois tipos de interpretações. Uma delas é definida como a admiração por cães (do grego cino = cão e filia = amigo). A outra definição está ligada ao estudo e dedicação à criação e desenvolvimento de raças de cães.
Todo estudo tem o seu discente e com a cinofilia não é diferente. Os cinófilos estão sempre em busca de mais conhecimento e aprofundamento sobre os cachorros de raça. O universo de estudo da cinofilia abrange comportamento do cão, psicologia canina, saúde dos cães, estudo do temperamento das raças etc.
A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade master da cinofilia nacional, trata-se da única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do mundo. A CBKC também possui convênios com os Clubes AKC (EUA), CKC (Canadá), The Kennel Club (Inglaterra) e ANKC (Austrália).
A instituição cuida de padrões para criação, registros, emissão de pedigrees e exibição de raças de cães em exposições e competições no Brasil.
O pedigree é o registro genealógico de um cão de raça pura. Trata-se de um documento atribuído somente aos filhotes de dois cães, que já possuem pedigree, pelo canil filiado à CBKC onde nasceram. No documento consta todos os dados do pet: nome, raça, criador, canil, nome dos pais, data de nascimento e os dados da sua árvore genealógica.
Dentro dos termos da cinofilia, o pedigree é a forma que a CBKC e as outras confederações utilizam para para melhorar as raças de cães.
Existem cachorros de pequeno porte, grande porte, uns são mais peludos, outros melhores farejadores etc. De acordo com essas características morfológicas e funcionais, a FCI dividiu todas as raças de cães em dez grupos.
Saiba quais são os grupos de raças e em qual o seu pet se encaixa.
As raças caninas do grupo um foram criadas exatamente para ajudar no manejo e na proteção de rebanhos do próprio homem. Geralmente são fortes, velozes e resistentes. Trata-se de cães pastores e boiadeiros que possuem inteligência e vigor, desempenhando diversas funções. Entre as raças pertencentes ao grupo 1 estão:
Cães de guarda, trabalho e atividade estão reunidos no grupo dois. Além dos cães de montanha e mastins, descendentes dos molossos, estão as raças germânicas. O Fila Brasileiro também faz parte desse grupo, junto de raças como:
Os cães do grupo três são animais resistentes e inteligentes, muito populares desde a antiguidade e conhecidos pela caça na terra. Entre as raças pertencentes ao grupo estão:
O grupo quatro possui os três tipos de Dachshund ou Teckel nas suas diferentes pelagens. Eles desempenham perfeitamente as funções de rastreio e abatimento de presas. Mas também são animais afetuosos, inteligentes e excelentes cães de companhia. A característica física mais marcante dos cães desse grupo é a desproporção entre o corpo mais alongado e os membros curtos.
O grupo cinco é composto por cães com pelagem dupla (pelo e subpelo), orelhas de forma triangular e rabo enrolado e/ou pontudo, sendo animais muito resistentes ao frio. Os cães desse grupo são inteligentes e capazes de executar trabalho de força. Dóceis, sociáveis, mas ao mesmo tempo reservados, as raças pertencentes a esse grupo são:
A cinofilia internacional reúne nesse grupo as raças com excelente resistência física que, combinada a um olfato inigualável, os tornam perfeitos cães perseguidores. Sua inteligência e sociabilidade também os tornam excelentes cães de companhia. Compõem o grupo seis:
As raças de cachorro desse grupo são capazes de mostrar ao caçador a presença da presa, sendo ótimos cães para a caça moderna. As raças mais populares do grupo sete são:
O grupo oito reúne raças de cães retrievers, levantadores e cães d’água. Tais raças possuem uma inteligência ímpar e são de fácil adestramento, sendo capazes de desenvolver funções de farejadores, salvamento, cães-guia de pessoas cegas e cães para pessoas com deficiência física. Entre as raças:
O grupo nove é composto por raças dóceis, amáveis e apegadas aos seus tutores. Trata-se de um grupo excelente para companhia. Raças que se destacam:
Durante séculos, as raças desse grupo representaram a imponência aristocrática entre os cães. Elas foram historicamente companheiras de príncipes e soberanos durante a história. São cães ágeis, imponentes e velocistas por natureza. Além disso, combinam aparência elegante e excelente visão como características principais. As raças do grupo dez são:
Segundo os critérios de cinofilia no Brasil e em diversos outros países, as exposições de cães também contam com o grupo 11, que reúne raças que estão em processo de reconhecimento: American Bully, American Pit Bull Terrier, Biewer Terrier, Buldogue Americano, Buldogue Campeiro, Ovelheiro Gaúcho, Veadeiro Pampeano, entre outras.
Todos os cães precisam de cuidados especiais e, o suporte alimentar adequado é um deles. Para cuidar da saúde do seu pet é importante oferecer uma ração super premium. Equilíbrio é a melhor ração para o seu pet, pois é desenvolvida com proteínas de fontes nobres, além de possuir alta performance de digestibilidade e ótimos índices de aproveitamento nutricional.