Você está em: Home > Institucional > Artigos
Institucional
Artigos
Viagem de avião com animais - Onde eu vou, ele vai.

Viagem de avião com animais - Onde eu vou, ele vai.

A companhia do seu cachorro de estimação é sempre bem vinda, principalmente em viagens de lazer, mas antes de se decidir por levá-lo em sua viagem ou não, é necessário analisar alguns pontos importantes:
 

Idade e estado de saúde: viajar com animais muito idosos ou que tenham alguma doença, como, por exemplo, uma cardiopatia, pode fazer mal para o cachorro, além de ser muito estressante.
 

Tempo da viagem: viagens muito longas podem ser incômodas e estressantes para o animal, que vai viajar dentro da caixa de transporte, em alguns casos no compartimento de carga. Isso pode fazer com que o animal tenha enjoos e diarreias.
 

 

Documentos necessários para levar o cachorro para viagens de avião
 

Viagens nacionais:
 

Atestado de saúde emitido pelo médico veterinário até 3 dias antes da viagem;
 

Certificado de vacinação antirrábica – a vacinação deve ter sido feita no mínimo 30 dias e no máximo um ano antes da viagem.
 

Viagens internacionais:
 

Para levar o animal em viagens para o exterior, o proprietário, de posse do atestado de saúde e certificado de vacinação, deve procurar o Ministério da Agricultura que emitirá um Certificado Zoosanitário Internacional. Além disso, cada país tem exigências diferentes para a entrada de animais que devem ser consultadas no respectivo consulado.

 

Além da documentação exigida por lei para cada tipo de viagem, é preciso informar-se com antecedência sobre as regras da empresa aérea que você for utilizar.
 

Animais com até 10Kg (contando com o peso da caixa de transporte) podem ser transportados na cabine juntos aos donos e aqueles com peso acima de 10Kg, são transportados dentro da caixa de transporte no compartimento de carga. As empresas costumam cobrar uma taxa de transporte por animal e algumas fazem também a cobrança de tarifa por peso. Cães-guia são os únicos que possuem trânsito livre nos aeroportos e viajam com os donos, gratuitamente. Para isso é necessário que estejam com a vacinação em dia e que a empresa seja avisada com antecedência.
 

Para evitar vômitos durante a viagem, é bom alimentar o animal com cerca de 5 horas de antecedência. Para manter a saúde do seu cachorro sempre em dia, é importante oferecer a ele sempre a melhor ração para cães, escolhida conforme o seu porte e idade. A Equilíbrio possui uma grande linha de rações para cães para todos os tamanhos e fases da vida, além de rações veterinárias.

Outras postagens: