Você está em: Home > Institucional > Artigos
Institucional
Artigos
Hepatite em Cães - Sintomas e tratamentos

Hepatite em Cães - Sintomas e tratamentos

A hepatite em cães é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus adenovíruscanico1 ou CAV-1. É uma hepatite infecciosa, também conhecida como Doença de Rubarth. Essa doença atinge os cães domésticos, demais canídeos e até mesmo os ursos.

 

Para cães adultos a hepatite não é considerada uma doença tão grave (apesar de necessitarem de todos os devidos tratamentos), já para os cães idosos e os cães filhotes, ela pode ser fatal, já que eles são mais vulneráveis.

 

O contágio da hepatite em cães se dá no momento em que o cãozinho entra em contato com as secreções de um cão infectado. Quando os cães estão infectados com a hepatite, ele elimina o vírus através das secreções e excreções corporais. Além disso, é possível encontrar o vírus na urina do animal até por seis ou nove meses depois de recuperado.

 

Sintomas da Hepatite em Cães

 

Cães com hepatite geralmente apresentam os seguintes sintomas:

·         Vômito

·         Febre

·         Diarreia

·         Faringite

·         Dor Abdominal

·         Tosse

·         Edemas

 

Quando o vírus ataca o sistema nervoso, ainda podem apresentar sintomas como:

·         Depressão

·         Desorientação

·         Coma

·         Convulsão

·         Edema nos olhos, deixando-os azulados.

 

Tratamento da Hepatite em Cães

 

O tratamento adequado para a hepatite em cães dependerá do estágio em que a doença se encontra. O médico veterinário saberá diagnosticar com precisão o tratamento correto que deverá ser seguido, provavelmente receitando alguns medicamentos e até mesmo antibióticos.

                                      

Durante o tempo em que o cão estiver doente, o tutor do animal precisará tomar todos os devidos cuidados para que ele tenha suporte até que ele se recupere totalmente. O cão precisará de muito repouso, água e companhia de seu dono.

 

Enquanto estiver em tratamento, o cão precisará de uma alimentação diferenciada, com todos os nutrientes necessários para ajudar na recuperação da doença. A Equilíbrio Total Alimentos preocupa-se sempre com todas as particularidades dos animais, por isso desenvolveu uma ração para cães, específica para cães com problemas hepáticos, a Equilíbrio Veterinary Hepatic, com formulação e propriedades que irão auxiliar no tratamento receitado pelo médico veterinário responsável.

 

Devemos lembrar que o melhor remédio é a prevenção. Portanto, procure manter todas as vacinas de seu amiguinho em dia, evitando que ele contraia inúmeras doenças contagiosas. Lembre-se também de oferecer as rações para cães da Equilíbrio, garantindo uma saúde excelente para toda a vida do seu amigão.

Outras postagens: