Você está em: Home > Institucional > Artigos
Institucional
Artigos
Gato Persa – Como cuidar?

Gato Persa – Como cuidar?

O gato persa pertence a uma das raças de gato mais antigas e mais populares do mundo. É o sonho de qualquer pessoa apaixonada por gatos. Sua beleza é estonteante com seus pelos compridos e grossos, pernas e cauda curtas, bochechas cheias, olhos grandes e amendoados e focinho achatado. Quanto ao temperamento do gato persa, são extremamente dóceis e agradáveis, independentes (como a maioria dos gatos), tranquilos e caseiros (tornando uma raça excelente para quem mora em apartamentos), além de apegados e amorosos com seu dono.

 

Os cuidados com o gato persa começam com seu pelo. É muito importante para quem quer ter um persa assumir a responsabilidade de cuidar bem dos pelos de seu gato com escovação diária para evitar nós e estimular o crescimento e brilho dos pelos. Além disso, o gato persa precisa de banhos frequentes, dados por profissionais de banho e tosa, para manter a beleza dos pelos (não aconselhamos dar banhos em seu gato em casa, pois o banho requer cuidados e práticas especiais que apenas profissionais têm e sabem como fazer, evitando assim inflamações nos ouvidos, por exemplo).

 

Gatos persas também requerem cuidados especiais com os olhos, orelhas, dentes e unhas.  Os olhos precisam ser limpos com um algodão embebido em soro fisiológico para evitar o acúmulo de secreção que é desagradável para o felino. Os dentes também precisam ser escovados, e no mercado pet já podemos encontrar produtos especialmente para saúde e higiene bucal felina. Quanto às orelhas e unhas, sempre reforce ao banho tosa que precisam ser bem cuidados. Os ouvidos devem ser limpos semanalmente e as unhas cortadas, mas com cuidado, pois é um ato delicado que pode machucar a você ou ao gatinho, então peça para um profissional fazer por você.

 

A alimentação para gatos persas é o cuidado fundamental para que ele alcance a longevidade com saúde (os gatos persas vivem de 15 a 20 anos). Assim como para qualquer espécie, a alimentação saudável é a base para uma saúde perfeita e os gatos persas possuem particularidades diferentes de outras raças de gatos, por isso a Equilíbrio desenvolveu a ração para gatos persas, com ingredientes que suprem todas as necessidades nutricionais específicas da raça. A ração para gatos persas Equilíbrio com certeza é a melhor opção de alimentação para seu felino.

 

Um cuidado indispensável tanto com o gato persa como com qualquer outro animal é a escolha de um veterinário que irá acompanhar sua saúde por toda sua vida. Portanto, escolha com cuidado alguém de sua confiança para cuidar da saúde de seu amiguinho peludo pelos longos anos de sua vida. Além disso, procure dar todas as vacinas necessárias e em dia.

 

Seguindo todas essas dicas de como cuidar de um gato persa você poderá ter o seu amigo por muitos anos lhe fazendo companhia, embelezando e alegrando os seus dias.

 

 

 

 

 

Outras postagens: