Você está em: Home > Institucional > Artigos
Institucional
Artigos
Entenda o que é cinofilia: o estudo de raças caninas

Entenda o que é cinofilia: o estudo de raças caninas

 

O que é cinofilia? Muitos definem a cinofilia como amor aos cães, mas esta definição pode ser aprofundada como o ato de estudar raças caninas. Para esta prática existem diversas associações de criadores de cães que investem no estudo e desenvolvimento de raças puras.

 

Estes estudos dizem respeito a vários assuntos referentes ao universo canino, como comportamento de cão, psicologia canina, saúde do cão e sempre direcionado a uma raça específica, já que a cinofilia busca maior conhecimento e aperfeiçoamento sobre as raças de cães.

 

As associações são responsáveis por darem aos criadores de cães o registro de cachorro como cachorro com pedigree, que, resumidamente, trata-se de uma certificação da origem do animal como uma raça pura. Isto acontece com base na avaliação de certos padrões estabelecidos pelas associações de cinofilia. Tal padronização é feita com base nas determinações de associações internacionais e, por isso, a classificação das raças é reconhecida em qualquer lugar do mundo.

 

Em nosso país, temos a Associação Cinológica do Brasil (ACB), Sociedade Brasileira de Cinofilia (Sobraci) e a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). A CBKC é filiada à Federação Cinológica Internacional (FCI) e por isso, segue suas especificações. De acordo com esta última, existe uma divisão de raças em 10 grupos de cachorros.

 

São 341 raças nos grupos que são divididos conforme as características físicas, porte e função. A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) também é responsável por promover exposição de cães e concursos caninos.

 

Outras postagens: