Quantidade diária de ração indicada:
As doenças hepáticas estão relacionadas ao fígado, órgão fundamental para o organismo, com funções muito importantes como remover as toxinas do sangue. Devido às infecções virais, alimentares ou bacterianas, anomalias congênitas e até mesmo hereditariedade, os cães desenvolvem doenças hepáticas. Algumas raças de cães como o Doberman e Schnauzer são mais propensas a desenvolver doenças hepáticas por terem dificuldades de digerir alguns minerais. Porém a doença não é restrita a essas raças apenas, qualquer cachorro pode sofrer de doença hepática.
Os minerais como ferro, cobre e zinco são estocados no fígado . O acúmulo de cobre pode causar maiores danos hepáticos e pode ocorrer tanto por defeitos mo metabolismo de cobre quanto como resultado da diminuição da sua excreção.
Os principais sintomas de doenças hepáticas em cães são: perda de apetite, cansaço, perda de peso, sede em excesso, alteração na cor da urina, arritmia, falta de interesse em brincar.
Para tratamento de doenças de fígado em cães, o médico veterinário prescreverá medicamentos que removerá os elementos causadores da doença. Além disso, o ideal é oferecer uma alimentação diferenciada para cães com problemas hepáticos, já que alguns ingredientes das rações comuns podem prejudicar o tratamento. A Equilíbrio possui em sua linha uma ração desenvolvida especialmente para cães hepáticos: a Equilíbrio VeterinaryHepatic, indicada para cães com lesões inflamatórias crônicas , insuficiência hepática crônica, cirrose hepática, encefalopatia hepática, shunt portossistêmico e ascite. Esta ração para cães hepáticos ajuda no processo de regeneração das células do fígado, auxiliando nos bons resultados do medicamento e é claro, manter a saúde do seu cão em perfeito estado.