Você está em: Home > Institucional > Artigos
Institucional
Artigos
Dermatite canina –o que é e como tratar?

Dermatite canina –o que é e como tratar?

Dermatites em cachorros são muito comuns e podem ter várias causas diferentes. As dermatites podem ser de causa alérgica, infecciosa e autoimune.

A dermatite alérgica ocorre como uma reação a alguma substância estranha ao corpo. As alergias e seus motivos variam muito de um cachorro para outro, as causas mais comuns são:
 

- Remédios;

- Picadas de insetos;

- Ingestão de leite;

- Ração;

- Plantas;

- Hormônios;

- Detergentes e produtos de limpeza;

- Vermes, carrapatos;

- Atopia canina.


A dermatite infecciosa pode ser causada por fungos e bactérias e pode causar lesões graves se não tiver tratamento rápido.

É chamada de dermatite autoimune aquela que ocorre sem que o cão tenha contato com algo estranho, mas reage a ele mesmo. É um tipo raro de dermatite canina.
 

Principais sintomas da dermatite em cães
 

- Falhas nos pelos;

- Coceira;

- Vermelhidão;

- Bolinhas vermelhas.


Como tratar?


Assim que perceber o aparecimento dos sintomas da dermatite em seu cachorro, leve-o ao médico veterinário para que ele faça o diagnóstico correto e possa investigar a causa da doença. O tratamento será determinado de acordo com a causa e não deve ser feita de forma caseira. Entre eles, podem ser prescritas pomadas, antibióticos específicos e uma ração para cães alérgicos  Equilibrio Veterinary Hipoalergenic (HA).
 

Como prevenir?
 

A prevenção é sempre melhor e mais simples do que o tratamento de qualquer doença canina.Para isso, o ideal é manter agentes que possam causar algum tipo de alergia longe do animal e investir numa ração para cães de qualidade que mantenha o sistema imunológico dele forte e preparado para resistir a doenças.

Outras postagens: