Você está em: Home > Institucional > Artigos
Institucional
Artigos
Conheça 3 raças de gatos inteligentes

Conheça 3 raças de gatos inteligentes

Se você tem um gato em casa, sabe que se tratam de animais inteligentes. A inteligência está relacionada a uma série de capacidades ligadas ao aprender e reter o aprendizado, como memória, resposta a estímulos, observação e cognição. Todos os felinos possuem tais características, porém, quando falamos em gatos inteligentes, nos referimos a raças que desenvolveram melhor estas competências.

 

O desenvolvimento das capacidades destas raças depende muito da genética, estímulos e também de uma alimentação de qualidade. Neste ponto, vemos a importância das brincadeiras com os gatos que, além de serem importantes para aliviar o estresse, são excelentes formas de estimular a inteligência do animal.

 

 

Conheça três raças de gatos inteligentes que se destacam no universo felino:

 

Gato Angorá Turco

O gato Angorá Turco sempre aparece entre os felinos mais inteligentes. Trata-se de uma raça turca de pelos semi longos, os olhos podem ser azuis ou na cor âmbar,e no caso de animais brancos, ainda existe a ocorrência de cada olho com uma cor. Eles adoram brincadeiras, são preguiçosos e, por isso, não são muito fãs de passeios ao ar livre. Se você procura uma raça para apartamento, esta é perfeita, pois não precisam de muito espaço para se exercitar. É importante que se tenha uma atenção com os pelos, que devem ser escovados diariamente para evitar a formação de nós e bolas de pelos no estômago.

 

Gato Siamês

Entre as raças de gatos inteligentes, o Siamês é o mais popular. Ele é conhecido pela pelagem mista, que é escura nas extremidades do corpo e desenvolve um efeito degradê. É comum que a cor do pelo mude conforme o animal vai ficando mais velho.

 

Os gatos desta raça são ótimos como companhia e podem ser treinados para passeios com coleira. No que diz respeito ao temperamento, o gato Siamês é surpreendente, pois não existe um padrão. Eles podem ser muito afetuosos, ativos e de repente ficam quietos e introspectivos. Esta é uma característica da raça e não quer dizer que há algo errado com o animal.

 

Gato Sphynx

A raça Sphynx é extremamente ativa e brincalhona, por este motivo, é importante que receba muita atenção do tutor. Por serem inteligentes, aceitam bem o treinamento para fazerem as necessidades no lugar certo e para respeitarem certas regras da casa. A ausência de pelos é uma das características mais marcantes deste animal, que precisa de cuidados especiais no que diz respeito à exposição solar. Estes gatos podem ser desajeitados em alguns movimentos, pois não possuem as vibrissas, o chamado bigode de gato, que é responsável pelo equilíbrio e orientação do animal. 

Outras postagens: