Você está em: Home > Institucional > Artigos
Institucional
Artigos
Cachorro de grande porte com displasia coxofemoral

Cachorro de grande porte com displasia coxofemoral

displasia coxofemoral em cães é uma doença articular degenerativa que pode aparecer em animais de todas as raças e portes, entretanto, é mais comum que ocorra em cães de grande porte. Trata-se de um problema ortopédico que causa muita dor e por isso, um dos primeiros sintomas é a claudicação, ou seja, o cachorro começa a mancar e ter dificuldades para andar.

 

cachorro de grande porte está propenso ao desenvolvimento da displasia canina, pois esta doença canina está ligada ao fato da musculatura do animal não acompanhar o crescimento acelerado dos ossos. Com isso, os músculos são sobrecarregados e forçam as articulações. Como uma tentativa de evitar a dor, o cão joga parte do peso para as patas dianteiras, e isso,sobrecarrega os membros torácicos.

 

Entre os fatores que colaboram para a ocorrência desta doença canina está a predisposição genética, obesidade e até mesmo atividade física em excesso. Os sintomas são bastante aparentes, visto que a dor causa um grande incômodo e faz com que o cão passe a se movimentar menos, manque bastante e as articulações começam a estalar.

 

O tratamento para a displasia coxofemoral canina deve ser iniciado imediatamente ao aparecimento do primeiro sintoma, pois o agravamento da doença pode deixar o animal agressivo e até mesmo levá-lo à atrofia muscular das patas traseiras. Em alguns casos, o cão começa a forçar mais a parte dianteira e então acontece a degeneração acelerada desta área.

 

O tratamento da displasia coxofemoral canina pode ser cirúrgico ou clínico, apenas o médico veterinário pode indicar o procedimento que for mais adequado. No caso do tratamento clínico, é prescrito repouso, atividade física moderada, analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura e uma dieta especial.

 

Se o seu cachorro faz parte do grupo de cães que possuem predisposição para o desenvolvimento da doença, tenha alguns cuidados como medidas de prevenção:

·         Ofereça uma dieta balanceada para evitar a obesidade. Caso o cão esteja acima do peso, a ração Equilíbrio Cães Adultos Light Raças médias e grandes é a mais indicada;

·         Faça com que o cão pratique exercícios físicos na água, isso ajuda a fortalecer a musculatura sem agredir as articulações;

·         Evite pisos escorregadios.

 

 

Outras postagens: