Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A LIPIDOSE HEPÁTICA FELINA!

A lipidose hepática felina é uma das doenças mais comuns em gatos. Trata-se do acúmulo de gordura nas células do fígado do bichano como consequência mais frequente da anorexia e obesidade.

Essa enfermidade, geralmente, ocorre sem distinção de raça ou sexo, e os sintomas que ajudam a identificar a doença são: anorexia, com perda repentina de peso; amarelamento da mucosa; aumento do fígado; vômitos e depressão.

Tutores de gatos devem ficar atentos ao jejum prolongado, pois, uma anorexia que perdura três dias ou mais, pode desatar um acúmulo de gorduras no organismo. Com isso, prejudica a saída da gordura do fígado e reduz as funções do órgão.

Transformar substâncias que precisam ser eliminadas do organismo é uma das principais funções do fígado que, por sua vez, não funciona corretamente e compromete a vida do animal quando diagnosticado com a lipidose hepática.

A alimentação é fundamental para o tratamento dos bichanos com lipidose, pois reintroduzi-la gradualmente, aumentará ainda mais as chances de cura do felino. Porém, muitas vezes, a reintrodução ocorrerá com o apoio de uma sonda alimentar – existem casos em que o gato precisa de internação em uma clínica para que seja acompanhado de perto a evolução do quadro.

Especialistas afirmam que prevenir a lipidose hepática é prevenir a anorexia, sendo essa, muitas vezes, associada ao estresse que pode ser acometido em razão de mudança na dieta, novo animal de estimação em casa, chegada de uma nova pessoa, ou então mudança de casa.

Para evitar problemas mais sérios com o gato obeso, consulte um veterinário e conheça a Equilíbrio Veterinary Gatos Obesity & Diabetic, que apresenta em sua composição elementos que reduzem a gordura corporal e promove maior sensação de saciedade. A obesidade felina é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes mellitus e outras doenças.