Você está em: Home > Blog > Saúde > Cães da raça basset hound têm facilidade para ganhar peso

Cães da raça basset hound têm facilidade para ganhar peso

Saúde
Cães da raça basset hound têm facilidade para ganhar peso

O ganho de peso na raça basset deve ser monitorado com atenção para evitar que o animal desenvolva a obesidade canina. Esta doença deve ser evitada, pois pode diminuir a expectativa de vida do cão e está associada a diversos problemas de saúde que tiram o bem-estar do animal. O excesso de peso na raça basset está ligado à alimentação exagerada, falta de exercícios físicos e à questão genética, já que este cachorro possui predisposição a obesidade.

 

Uma das principais causas da obesidade na raça basset é pouca atividade física, que é essencial para promover a queima de gordura. Eles não são conhecidos por serem cães muito energéticos e, por isso, precisam de caminhadas diárias, em médias duas vezes por dia, com a duração de 30 minutos. Não se deve correr ou andar muito rápido com animais desta raça, pois possuem as pernas curtas.

 

A alimentação do cachorro basset hound também deve ser cuidada com atenção para controlar o peso do animal. Para isso, você deve saber escolher qual o tipo de alimento mais adequado para seu cachorro e qual a quantidade de ração certa. A Equilíbrio possui uma linha completa de rações voltadas ao controle do peso e tratamento da obesidade.

 

Para cães acima do peso, a alimentação pode ser adequada com a ração light para cães, que é desenvolvida para animais com tendência a obesidade. Trata-se de um alimento completo para cães adultos e é enriquecido com L-carnitina, que ajuda no metabolismo da gordura.

 

No caso do basset receber um diagnóstico de obesidade, a alimentação deve ser feita com ração para cães obesos. A Equilíbrio Veterinary Obesity & Diabetic possui baixa densidade energética, é enriquecida com L-carnitina e alto teor de fibras, que ajudam a dar mais saciedade.

 

Problemas causados pela obesidade canina

Controlar o peso do cachorro basset hound é importante para evitar problemas na coluna vertebral, já que é alongada na raça e qualquer sobrepeso pode desencadear problemas sérios, como a doença do disco intervertebral.

Além disso, a obesidade canina também pode levar ao desenvolvimento de doenças como:

 

●     Displasia coxofemoral em cães;

●     Pancreatite;

●     Prisão de ventre;

●     Problemas cardíacos;

●     Sonolência;

●     Doença hepática;

●     Diabetes;

●     Problemas nas articulações.

 

Como saber se tenho um cachorro obeso

É comum que você tenha dificuldade para saber se tem um cachorro obeso ou no peso ideal. Esta avaliação é feita por meio do método de escore corporal do cão, que se baseia na palpação e observação do animal.

Para te ajudar a identificar se tem um cão acima do peso ou um cachorro gordo, preparamos um teste bem simples, veja no artigo: Como saber se você tem um cachorro obeso.

Compartilhe:

Outras postagens: