Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

5 SINTOMAS QUE INDICAM QUE SEU GATO PODE ESTAR COM ANEMIA

A anemia felina é uma doença comum em bichanos que sofrem com alguma outra enfermidade, como a doença renal crônica, onde uma das consequências é a anemia. Ela acontece, também, quando ocorre uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue — fazendo com que o animal produza menos oxigênio no corpo.

Por serem diversos os fatores que causam a anemia no gato, que vão desde pequenos sangramentos a infecções contagiosas graves, a maneira de tratar a doença deve ser específica.

Causas da anemia em gatos

As causas mais frequentes da anemia felina são:

  • Parasitas

Cuidado com as pulgas, piolhos ou carrapatos, pois podem fazer com que o bichano perca sangue e tenha anemia.

  • Alimentação

Uma má alimentação pode fazer com que o organismo do felino não funcione corretamente e sinta a falta de vitaminas essenciais para o seu pleno funcionamento, além de interferir na incorporação de glóbulos vermelhos ao sangue do animal – causando anemia. Ofereça uma ração para gatos de qualidade super premium; assim, ficará ciente de que o animal estará ingerindo uma dieta rica em nutrientes, proteínas e vitaminas.

  • Hemorragia ou traumatismo

São dois acontecimentos que podem ocasionar a perda de sangue, seja em razão de um acidente que ocasione uma lesão externa ou então o sangramento pode acontecer de forma interna. A perda de muito sangue é um dos principais fatores que gera a anemia.

  • Anemia Infecciosa

Ocorre através de agentes infecciosos que fazem com que o felino sofra com a anemia, a exemplo do parasita Mycoplasma hemofelis, que é transmitido por meio de pulgas, mordidas de outros gatos ou até mesmo de carrapatos. A anemia infecciosa, se não tratada corretamente, pode ser fatal.

Sabe como identificar a anemia no seu gato? Vamos mostrar alguns sintomas que podem ser identificados pelo tutor; sendo importante, ao notar, levar o animal imediatamente ao médico veterinário para exame de sangue para a contagem dos glóbulos vermelhos e avaliar a tipologia que aparece em seu sangue.

Como saber se o gato está com anemia?

1 – Perdeu peso repentinamente?

Eis um dos sintomas mais visíveis aos olhos do tutor; pois quando o felino está anêmico, a perda de peso é uma das principais consequências. Pese o animal frequentemente para saber qual o peso habitual do bichano, pois assim saberá quando ele estará abaixo do ideal.

2 – O felino não está comendo?

O gato anêmico costuma rejeitar a ração, até mesmo os petiscos prediletos dele, tudo isso por estar sem fome. Fique atento ao notar este sintoma.

3 – O felino está pouco ativo?

O cansaço extremo pode indicar a anemia felina, por isso analise se o gato está dormindo mais do que o normal e se anda pouco animado, procure o médico veterinário se as respostas para esses questionamentos forem sim!

4 – As fezes contêm sangue?

Pois é, esse pode ser um dos indícios da anemia, tendo em vista que ela também pode produzir o aparecimento de sangue nas fezes.

5 – Notou palidez no felino?

Partes do corpo do bichano podem ficar pálidas, como a boca, língua, ou então o focinho do animal. O tom é puxado para o branco ou azulado. É importante que o gato seja levado imediatamente para o médico veterinário ao notar este sintoma.

Qual o tratamento da anemia em gato?

O tratamento da anemia depende do agente causador. A anemia não é tratada diretamente, e sim o que causa a doença. Cada caso recebe um cuidado específico. Para ajudar na produção de glóbulos vermelhos, pode-se orientar suplementos de ferro e esteroides. Existem anemias mais severas em que é necessário fazer transfusões sanguíneas.

Pode dar fígado para gatos?

Durante o tratamento é fundamental garantir que o felino receba uma alimentação de qualidade com rações super premium, pois possuem proteínas de fontes nobres. Não ofereça nenhum alimento que não seja desenvolvido especificamente para a alimentação do gato. Fígado em excesso pode causar diarreia e intoxicar o animal com vitamina A.

Não espere que fígado cure a anemia do felino. Busque a orientação de um veterinário.