Você está em: Home > Blog

Linha Equilíbrio Light

> uma Alimentação mais leve para uma vida saudável

Obesidade Canina

A obesidade é uma das doenças nutricionais mais presentes no nosso dia a dia. A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2025, sejam mais de 700 milhões de adultos com esta doença. Este quadro não faz parte apenas da nossa realidade, também atinge os cães.

A obesidade canina aparece como consequência de hábitos sedentários e da alimentação errada, mas é importante destacar que o cachorro come o que é servido e por isso, a responsabilidade sobre o peso deles é nossa.


O índice de cachorros obesos atinge quase 30% dos cães domesticados no Brasil, e quando pensamos nas causas que trazem o excesso de peso em cães, é interessante resgatarmos o processo de domesticação do animal, que fez com que eles se aproximassem mais dos nossos costumes.

O gasto de energia dos cães caçadores da antiguidade é muito diferente dos animais que conhecemos atualmente, assim como a alimentação. Estes fatores interferem na condição corporal do cachorro e por isso, devem receber atenção especial para evitar e tratar o problema.

Raças de cachorros com predisposição à obesidade

Problemas e doenças causadas pela obesidade canina

A obesidade em cães é uma doença causadora de vários outros problemas de saúde que podem tirar o bem-estar do cachorro e até diminuir sua expectativa de vida.

Veja quais os problemas e doenças causadas pela obesidade canina:


Displasia coxofemural

Pancreatite

Prisão de ventre

Problemas cardíacos

Sonolência

Doença hepática

Diabetes

Problemas nas articulações

Alimentação canina

Entre as questões que envolvem a obesidade em cães, os erros com a alimentação são um dos mais importantes. A alimentação canina é uma necessidade primária que interfere em todo o desenvolvimento do animal.

Além dos nutrientes, vitaminas e minerais que são essenciais em rações caninas, o alimento Super Premium possui proteínas de qualidade que propiciam melhores índices de digestibilidade.

O enriquecimento com aditivos que ajudam o animal a ter mais qualidade de vida é outro ponto positivo deste tipo de ração.

No caso da alimentação de cães obesos, três pontos devem ser considerados na escolha da ração:

Equilíbrio Super Premium Light é indicada para cães com sobrepeso ou para aqueles que necessitam manter o peso, pois auxilia na queima de gorduras por meio da ação da L-carnitina, estimulando a produção de energia. A presença de outros aditivos, como o sulfato de condroitina e sulfato de glicosamina, são importantes para a manutenção da saúde das articulações, que ficam sobrecarregadas pelo excesso de peso.

Atividades físicas para o cachorro

Além dos cuidados com alimentação, também é importante investir em exercícios, pois são ótimos para acelerar o metabolismo e estimular a perda de peso do cão. A indicação da atividade certa para cada raça pode partir do veterinário, mas, de modo geral, destacamos a natação e caminhada, que são bem aceitas entre os animais.

Porém, não são apenas os cães obesos que precisam de exercícios, todos devem ter um momento de atividade física, pois é importante para o cão aliviar o estresse e prevenir a obesidade.

Tenho um cachorro obeso ou não?

Saber identificar a obesidade canina é um importantíssimo passo para cuidar da saúde do cão, pois o acúmulo de gordura no corpo pode desencadear uma série de doenças relacionadas ao sistema circulatório, estrutura óssea e articulações.

Geralmente, os tutores demoram a perceber que o excesso de peso do animal pode indicar um problema de saúde. Isso acontece, pois existe a ideia de que alguns quilos a mais deixam o cão com aparência mais bonita e saudável, o que é um engano.

A condição corporal do cachorro pode ser classificada em: subalimentado, ideal e sobrealimentado. A avaliação para chegar a um destes grupos, deve considerar a morfologia, raça e musculatura do animal, sendo que o diagnóstico completo pode ser dado apenas por um veterinário.

Para esta análise, é usado o método Escore, que leva em consideração a gordura corporal e massa muscular do cão.