Você está em > Institucional > Artigos Artigos

Alimentação para Cães com Anemia

 

A anemia é a diminuição de sangue do organismo. O sangue é formado na medula e para a sua produção é preciso de uma alimentação rica em ferro e algumas vitaminas, além do estímulo de uma substância produzida pelos rins, a eritropoetina. A anemia também pode ser encontrada em animais, causada não só pelos motivos já ditos, como também por consequência de alguma enfermidade que cause uma perda sanguínea, diminuição na produção de sangue.

 

Portanto é necessário sempre oferecer ao seu cachorrinho uma alimentação saudável com rações para cães que possuem todos os nutrientes necessários para evitar qualquer tipo de enfermidade nos animais. Caso for diagnosticada anemia em seu animal, é necessário reforçar a quantidade de ferro em sua alimentação utilizando ração para cães com anemia, além é claro, de vitaminas para cães e remédios que estimularão a produção de sangue pela medula, que serão receitados pelo médico veterinário que acompanhará todo o tratamento do animal. Em casos mais graves, é necessário fazer uma transfusão de sangue no animal.

 

É possível notar alguns sinais da anemia em cães: mucosas amareladas (interior das pálpebras e bochechas), falta de apetite, indisposição e cansaço excessivo ao fazer algum exercício. O diagnóstico é feito através de exame de sangue que além de detectar se existe a anemia, detectará a causa dela, se é por deficiência de ferro e outras vitaminas ou se está sendo causada por alguma outra doença. Caso perceba algum desses sinais em seu cão, leve-o ao médico veterinário e faça o exame.

Outras postagens: